Enzo Gabriel, João Miguel e Pedro Henrique para meninos. Já as meninas, predomínio das marias (Eduarda, Clara e Cecília). É o que mostra levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) com dados de 7,7 mil cartórios do país.
Foram identificou que os nomes compostos lideraram a lista em 23 Estados, sendo que João Miguel é preferido em 13, enquanto Enzo Gabriel é o mais escolhido em oito. A exceção fica no Rio Grande do Sul, onde nomes simples, como Arthur, Miguel e Helena foram os mais registrados.
Em 2018, Enzo Gabriel e Maria Eduarda também lideraram a lista de nomes.
O nome com mais comum no país em 2019, Enzo Gabriel, soma 16.672 registros. Já no RS, aparece na quarta posição. Entre os 10 nomes que lideram o ranking de 2019, apenas Miguel, na oitava, e Arthur, na décima posição, não são compostos.
Outra curiosidade do levantamento vem da Região Sul, única em que o nome líder no país não aparece entre os dois mais escolhidos, mas fica em quinto lugar. A lista é baseada nos 4.472.331 registros de nascimentos emitidos até o dia 19 de dezembro.
Certidão pela internet
O levantamento dos nomes mais registrados, da quantidade de nascimentos, casamentos e óbitos está disponível pelo Portal da Transparência do Registro Civil (www.registrocivil.org.br).
É possível segmentar a busca nacional, por estados, regiões e municípios, em uma base que conta com mais de 125 milhões de registros. Outro serviço disponibilizado é a “busca de óbitos de pessoas desconhecidas”, que auxilia na localização de pessoas desaparecidas e registradas como indigentes.
Também é possível fazer buscas de registros e solicitar certidões de nascimento, casamento e óbito de qualquer cartório brasileiro, sem gastos com despachantes.
No caso de quem opta pela via impressa do documento, é possível receber em casa ou retirar no cartório mais próximo. Também é possível solicitar a versão digital do documento.
FILIPE FALEIRO – filipe@jornalahora.inf.br