A partir de 2020, Univates ofertará cursos pelo Programa Jovem Aprendiz

Lajeado

A partir de 2020, Univates ofertará cursos pelo Programa Jovem Aprendiz

Serão oferecidos três cursos de formação profissional voltados a adolescentes e jovens contratados por empresas parceiras

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A partir de março de 2020 entrará em funcionamento o Programa Jovem Aprendiz Univates. Serão oferecidos três cursos de formação profissional voltados a adolescentes e jovens contratados como aprendizes pelas empresas parceiras e que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio.
De acordo com a professora Renata Gonzatti, o Jovem Aprendiz é uma política nacional estabelecida na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). “Caracteriza-se por ser um contrato de trabalho especial que tem como finalidade a formação técnico-profissional metódica de adolescentes e jovens, por meio de atividades teóricas e práticas, organizadas em tarefas de complexidade progressiva”, afirma.
O Programa Jovem Aprendiz Univates prevê a formação profissional nas dependências da Universidade, enquanto a prática ocorre nas empresas parceiras, de forma alternada. No primeiro momento, serão oferecidos os cursos de Assistente Administrativo, Operador de Sistemas de Computador e Mecânico de Manutenção de Máquinas.
Para participar do Programa Jovem Aprendiz Univates, o primeiro passo é a adesão das empresas interessadas, que serão responsáveis pela seleção dos aprendizes, sua contratação e inscrição nos cursos. Renata explica que são as empresas que contratam os aprendizes e os matriculam nos cursos técnicos para que eles tenham formação profissional. Empresas interessadas em participar do Programa Jovem Aprendiz Univates podem contatar o Centro de Educação Profissional (CEP) da Instituição pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, ou pelo e-mail cep@univates.br.
Saiba mais

O programa oferece uma perspectiva de formação profissional para os jovens ao mesmo tempo que favorece o exercício da prática profissional. Foi criado com o intuito de inserir os jovens, de forma protegida, no mundo do trabalho, enfrentando um dos desafios das políticas públicas, que é a inserção dos jovens em empregos formais.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais