“No bar, você vê da pessoa mais rica até a mais humilde”

Notícia

“No bar, você vê da pessoa mais rica até a mais humilde”

A necessidade de se manter em Porto Alegre fez o lajeadense Erick De Gasperi, 23, trancar a faculdade de Psicologia. Ao procurar um curso rápido, encontrou o de bartender. Três anos e muitas experiências depois, De Gasperi é hoje chefe…

Por

“No bar, você vê da pessoa mais rica até a mais humilde”
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A necessidade de se manter em Porto Alegre fez o lajeadense Erick De Gasperi, 23, trancar a faculdade de Psicologia. Ao procurar um curso rápido, encontrou o de bartender. Três anos e muitas experiências depois, De Gasperi é hoje chefe de bar.

• Como surgiu a oportunidade de ser bartender?

Já estava em Porto Alegre e tive que trancar a faculdade de Psicologia, pois não tinha mais dinheiro para pagar a mensalidade e precisava me manter na capital. Comecei a procurar cursos que iriam me dar uma formação ou ao menos noção de alguma área. Encontrei o curso de bartender. Peguei o pouco dinheiro que tinha e fiz o curso. Após isso, comecei a distribuir currículos em bares da capital até conseguir o meu primeiro emprego.

• Como é trabalhar na noite porto-alegrense?

É exaustivo, mas ao mesmo tempo é legal. Tu vê muita coisa, conhece a realidade da cidade. Já trabalhei em várias bares, de nichos muito distintos. No bar tu vê da pessoa mais rica até a mais humilde. É um trabalho cansativo, pois muitas vezes vamos noite adentro. Mas em alguns momentos é divertido. Noite porto-alegrense é isso, pessoas de diferentes nichos e diferentes classes.

• Como você define um bom drink?

Todo drink puxa para algum lado. Pode ser cítrico ou amargo. Doce ou amadeirado. Suave e leve. Todo drink tem sua característica particular e deve ser fiel à sua proposta. Se uma pessoa gosta de um drink amargo, ela quer receber um drink que seja fiel a esse gosto. Eu não gosto de drinks doces, mas eles são os mais populares no Brasil. Uma caipirinha de morango com vodka, por exemplo. A maioria das pessoas não querem nem com cachaça. Elas querem a vodka que é um destilado neutro e não tem nenhum gosto característico. Um bom drink é um drink que é armonizado. Um bom drink é uma experiência. Não uma caipirinha de morango.

• Qual o segredo do sucesso?

Acredito que o sucesso vai além da parte financeira. Tu pode até receber bem, mas precisa acima de tudo estar num ambiente em que tu se sinta bem. É trabalhar em um bar que corresponda a tua proposta. O bar tem que combinar contigo, e tu tem que combinar com o bar.

• Se tivesse que beber apenas um drink o resto da vida, qual seria?

Eu escolheria o gin tônico. É um drink muito versátil e completo. O gin por si só é completo. A tônica apenas aflora ele. É um casamento perfeito e ainda pode se agregar outras coisas.

Acompanhe
nossas
redes sociais