Educação e extremismos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Educação e extremismos

Por

20 11 2019 DIVULGAÇÃO _ coluna MARTINI _FOTO TaliniA cada fim de semana, novas queixas sobre a baderna verificada no entorno do Teatro da Univates. A falta de educação de uma pequena parcela dos frequentadores daquele espaço é de envergonhar todo e qualquer cidadão. Sujeira, barulho, desrespeito às leis de trânsito. A desgostosa combinação faz com que muitos moradores saiam à procura de outros imóveis para morar. Querem deixar o bairro Universitário, tão pacato faz alguns anos.
Em muitos países isso levou aos extremos. Não é incomum conhecer cidades – seja na Europa ou EUA – onde o consumo de álcool é proibido em espaços públicos. Particularmente sou contra. Mas, a continuar, daqui a pouco os bons pagam pelos maus. E será compreensível. Basta ler os comentários no Facebook sobre a matéria de ontem. “É um absurdo as pessoas se desfazerem dos bens por causa de pessoas que não tem respeito”. De fato, é um absurdo!


20 11 2019 DIVULGAÇÃO _ coluna MARTINI _FOTO mareli e KasperHavan, o PP e o PT

Diversos Progressistas da região prestigiaram a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao catarinense Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan. Gustavo Kasper e o vereador José Elton Lorscheiter, de Arroio do Meio, Mareli Vogel, de Teutônia, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o ex-prefeito de Encantado, Paulo Costi, fizeram
20 11 2019 DIVULGAÇÃO _ coluna MARTINI _FOTo Marcelo Caumofotos com o empresário.
Por outro lado, Luciano foi criticado pelo vereador, Sérgio Kniphoff (PT), após anunciar loja em Lajeado. O petista afirmou, em plenário, que ele não deve ser enaltecido em função de processos judiciais por sonegação de impostos. De minha parte, não vejo motivos para esse enaltecimento exacerbado. Tampouco sou contra a instalação da Havan.


Câmara de Lajeado

Na sessão de ontem da Câmara de Lajeado, o vereador Sérgio Rambo (PT) deixou aflorar seu lado ambiental. “Para alguns, é difícil de retirar árvores. Para outros, elas desaparecem. Tem árvores sumindo”. Ele não deixa de estar certo. Mas eu iria adiante. Eu também solicitaria informações sobre o “sumiço” de tachões nas demarcações de trânsito em grandes avenidas.

Câmara de Lajeado II

O vereador Adi Cerutti (PSD) questiona o projeto de lei que prevê permuta de terrenos públicos para custeio – de aproximadamente R$ 42 milhões – das obras do novo Parque Piraí, no bairro São Cristóvão, em Lajeado. “Ouvíamos em alto e bom som que uma empresa doaria um parque na Rua Piraí. E agora a conversa mudou. Vamos reavaliar essa situação.”

Câmara de Lajeado III

Carlos Ranzi (MDB), o vereador mais votado de Lajeado, voltou a cobrar do Governo Municipal a lei que exige a publicação das listas de espera para exames e cirurgias eletivas. A promulgação dessa norma já completou dois anos. “Está completando aniversário”, ironiza o emedebista. “É uma caixa-preta”, acrescenta.


Passeio de Trem

A Amturvales está planejando um novo passeio do “Trem dos Vales” neste fim de ano. Os detalhes são debatidos com os municípios “lindeiros” à ferrovia. A princípio, o evento será realizado em dezembro. Nos próximos dias devem ser definidos os detalhes, como a própria data, os valores e o número limite de passageiros.


20 11 2019_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO camara EstrelaÉ só obrigação!

Nessa segunda-feira, novo teatro na Câmara de Estrela. Os vereadores da  Mesa Diretora participaram de um breve evento para sinalizar a “devolução” ou a “economia” de R$130 mil aos cofres do município. O ofício foi entregue ao prefeito Carlos Rafael Mallmann (MDB), em um ato figurado que se tornou batido em diversos municípios. É politicagem pura. E por um motivo muito simples: todos os orçamentos dos legislativos municipais são superestimados.


Ney Lazzari é presidente!

Ontem publiquei sobre a participação do Reitor da Univates, Ney Lazzari, no 1º Simpósio das Universidades Comunitárias, evento da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc). E citei que Lazzari ocupava o cargo de 1º Vice-Presidente da entidade. Na verdade, ele será empossado Presidente no próximo dia 30. Hoje, a Abruc possui 66 universidades filiadas, totalizando mais de 600 mil alunos.


Cerbaro na Saúde?

Fontes indicam que o ex-prefeito de Progresso, Edegar Cerbaro, pode ser anunciado como o novo Coordenador Regional de Saúde (CRS). Seria uma indicação do PP. A novela se estende desde o início do governo de Eduardo Leite (PSDB). Antes dessa possibilidade, o mais cotado era o atual vereador de Encantado, Marino Deves, também do PP.


20 11 2019 DIVULGAÇÃO _ coluna MARTINI _FOTO CompostelaBuen Camino!

Quero registrar mais uma vez aqui o meu apreço pelo trabalho do colega jornalista, Alicio de Assunção. O evento realizado por ele na segunda-feira, junto à exposição Caminhos da Colônia, no Shopping Lajeado, foi revigorante. Eu e os peregrinos Edson Lopes, Mateus e Dirceu Pedó, José Carlos Paladine e Ana Lígia Barth Paladine, e Sinara Barth compartilhamos experiências e percepções dos nossos Caminhos de Santiago de Compostela. Plantamos uma semente para o “nascimento” de outros peregrinos. Obrigado a todos os caminhantes que prestigiaram!

Acompanhe
nossas
redes sociais