O tempo e a Esquerda

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O tempo e a Esquerda

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A velha patrulha vai chiar. Mas é fato. O cenário da Esquerda no âmbito municipal é inquietante. Entre os 36 municípios do Vale do Taquari, apenas uma prefeitura tem no comando um representante do Partido dos Trabalhadores. O prefeito Maneco (PT) mantém em Taquari o principal reduto petista, mas tudo leva a crer que a partir de 2021 o cenário será ainda mais devastador para o lado “canhoto”. Afinal, não há busca por protagonismo nas principais cidades e muitos líderes seguem “namorando” com siglas de Direita.
04_AHORAA cena política atual na região demonstra um predomínio absoluto do MDB. São 15 prefeituras sob o comando da sigla. Entre essas, Estrela e Arroio do Meio. O PP é o segundo partido com maior representatividade no Vale do Taquari, chefiando sete executivos municipais menores e ainda a principal cidade do Vale, Lajeado. As outras três agremiações com relativo destaque são o PSDB, com quatro prefeitos, o PDT, com três, e o PTB, com dois. Nenhum é de Esquerda.
Há também gestores eleitos do PPS, PSB e DEM. Ou seja, Maneco está absolutamente ilhado em uma região repleta de prefeitos mais alinhados com a Direita. Nada de tão anormal em se tratando do Vale do Taquari, cujo DNA sempre pendeu para o conservadorismo. Mas o cenário, mesmo neste berço de políticos e eleitores “destros”, já foi mais resistente à Esquerda. Tanto no Executivo como no Legislativo. E eu insisto: confirmando as tendências para 2020, o PT deve ficar sem comandar qualquer prefeitura.
Em Taquari, o nome para a sucessão de Maneco é o do atual vice-prefeito, André Brito, do PDT. Em Lajeado, onde o PT governou na gestão passada, tudo indica que a sigla não vai optar pelo protagonismo em 2020 e se contentará com a posição de coadjuvante ao lado do MDB. O mesmo deve ocorrer em Arroio do Meio, onde hoje o PT é vice e tende a continuar vice amanhã. Em Estrela, o PT seguirá escondido. Já em Encantado, deve seguir aliado a quem está bem próximo de seguir governando, independente da ideologia.
Sei que a Esquerda não é representada unicamente pelo PT. Há bons nomes ligados à ideologia na região. Muitos desses já deixaram o PT faz tempo, mas são excessivamente discretos longe do principal partido. Reclamavam o fato de uma ala abandonar a luta por uma nova forma de enxergar o mundo para só focar na disputa por cargos. Outros pelo fato de outra ala da sigla seguir boicotando novos líderes, tanto em âmbito municipal, como nas esferas estadual e federal.
No fim das contas, a impressão é uma só: a Esquerda parou no tempo. Andam mais preocupados com Amazônia, Queiroz e os oceanos do que com a política local. Um fato preocupante para a necessária discórdia proporcionada pela Democracia. Mas é um fato, reforço. E se os representantes locais continuarem sem a capacidade de formatar uma estratégia robusta de protagonismo, a ideologia será novamente atropelada no pleito de 2020. E quando isso acontecer, não adianta chiar ou mandar “notinha”


2019 10 30_DIVULGAÇÃO coluna Martini_Imagem colete balisticoColetes balísticos

Em Lajeado, o governo municipal abriu licitação na modalidade pregão eletrônico para a compra, sob demanda, de 60 coletes à prova de balas. Os dispositivos serão repassados aos agentes do Departamento de Trânsito, responsáveis pela fiscalização e autuação de veículos no perímetro urbano.


Empatia e afeto

Gabriela Munhoz, lajeadense com diversas passagens por telenovelas da Rede Globo, anuncia agenda de oficinas em Lajeado para os dias 28 e 29 de novembro. Os temas são “Convite à empatia” para os adultos, e “Oficina do Afeto” para crianças. O último trabalho dela foi interpretando Mágida, uma mulher síria na novela “Órfãos da Terra”.


5789d076-bfdd-4814-a24a-abd6da3902aeReforma tributária

Em Lajeado, o Executivo vai encaminhar à Câmara de Vereadores algumas sugestões para alterações no Código Tributário Municipal. Entre as mudanças está a formalização da autorregularização. Segundo o Secretário da Fazenda, Guilherme Cé, as modificações sugeridas visam regulamentar uma ação efetiva e não punitiva de regularização fiscal. “Tal medida vem sendo adotada com sucesso por diversos órgãos estaduais e federais e tem como consequência, além da retificação ou pagamento dos valores devidos, um aumento da percepção de risco, a conscientização e o incremento da arrecadação espontânea”.


 

Com Política

Em Sério está ganhando força o nome do Moisés de Freitas, do MDB, para concorrer a prefeito em 2020. Por lá, já estão articulando as coligações. O possível candidato já foi eleito chefe da Câmara de Vereadores daquele município em 2001, 2004 e 2005. A foto, inclusive, é da Galeria de Ex-Presidentes. Hoje ele atua como Diretor Administrativo do Hospital de Caridade São José.


Sem política

Em Arroio do Meio, a presença do ex-prefeito Sidnei Eckert em uma série de eventos populares vem levantando as orelhas dos mais desconfiados. Para muitos, o “Alemão” está de olho no pleito de 2020. Mas, com a mesma tranquilidade com a qual governou a cidade no passado, ele desconversa. “Quando me ligam ou me procuram para participar de eventos, eu considero isso uma honra. Portanto vou lá participar. Agora, em nenhum lugar falo de política, e nem faço visitas políticas.” Está bem!


 

2019 10 30_DIVULGAÇÃO coluna Martini_FOTO camara de EncantadoMoresco retorna

Prefeito “interino” na semana passada, o vereador Luciano Moresco (PT) voltou à presidência da Câmara de Encantado nessa segunda-feira. Sobre a experiência como chefe do Executivo municipal, responde com bom humor. “Foi uma experiência muito legal, principalmente pela ótima relação que eu tenho com as pessoas lá dentro da prefeitura. Em poucos momentos eu sentei na cadeira do prefeito. Sentava junto à uma mesa para conversar com as pessoas. Lá eu me sentia mais à vontade”.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais