Gestão é responsabilidade da liderança

Opinião

Raquel Winter

Raquel Winter

Professora e consultora executiva

Gestão é responsabilidade da liderança

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em geral a resposta que precisamos para melhorar a performance das nossas empresas está no aperfeiçoamento da gestão organizacional. E gestão mais do que técnicas está intimamente ligada à abordagem que a empresa irá adotar para processar suas rotinas, definir suas ações e nortear suas atitudes.
A gestão focada na garantia da qualidade, por exemplo, exigirá que a empresa estabeleça um conjunto de rotinas e controles sistemáticos desde o recebimento, processamento e entrega de seus produtos e/ou serviços. Se a gestão estiver focada na inovação, teremos que implementar técnicas sistemáticas que incentivem, criem e implementem inovação nas rotinas e produtos/serviços. Se a diretriz for excelência no atendimento ao cliente, teremos que ser faixa preta no assunto e sistematizar aquilo que nos permite entregar a excelência.
A questão aqui é que independente do conjunto de abordagens de gestão que queiramos para a nossa empresa, a exigência que todas têm em comum para que funcionem é sistemática. E este é, sem dúvida, o maior desafio nas corporações.
Ter gestão sistêmica exige disciplina. E disciplina exige fazer inclusive aquilo que não gostamos. Sistemática exige definir o que faremos, quem fará, onde e com qual frequência. Fácil? Nem tanto. Vamos exemplificar: imagine que, na abordagem de gestão do seu negócio, você queira manter seu estoque controlado. Agora descreva passo a passo como você fará esse controle desde o recebimento até a venda da mercadoria. Defina todos os recursos envolvidos, como software, pessoas, espaços, etc. Defina em qual frequência que cada ação descrita deve ser executada (sempre que; diariamente; semanalmente; etc.). Treine as pessoas envolvidas e acompanhe se o plano está sendo colocado em prática, ajustando os desvios.
Isso é um exemplo de sistematização. E gestão sistêmica é definir todas essas regras para todos os processos (atendimento, produção, entrega, seleção de pessoas, devolução, pesquisas de clima, reunião de liderança, etc.) e garantir que aconteçam sempre buscando o melhor nível de eficiência possível. Gestão tem o propósito de garantir eficiência e eficácia. E disciplina e constância em fazer sempre o que for padronizado é essencial e inerente ao comportamento das pessoas que precisarão ser mobilizadas para tal. Logo, gestão é responsabilidade da liderança.

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