Saúde e bem estar para o ano inteiro

Você

Saúde e bem estar para o ano inteiro

Conheça os benefícios e a importância de praticar exercícios físicos ao ar livre

Por

Saúde e bem estar para o ano inteiro

Costumamos lembrar de cuidar do corpo e da saúde só quando o calor começa a aparecer. Então passamos os últimos meses do ano correndo atrás do corpo perfeito para o verão. Mas a ansiedade gerada por essa pressa em busca de resultados rápidos e milagrosos atrapalha o processo, principalmente do emagrecimento. Por isso, quanto mais rápido começarmos a nos exercitar, melhores os resultados.

A professora de educação física do SESC Lajeado Jaqueline Garcia Araújo, explica que cada corpo responde diferente ao estímulo da atividade física. Alguns têm resultados mais rápidos e outros mais lentos. Mas, em todos os casos, a reeducação alimentar é primordial.

Jaqueline Garcia Araújo“Com certeza iniciando agora é possível ter bons resultados, mas mais importante do que a questão estética é a saúde”, ressalta Jaqueline.

Os exercícios físicos auxiliam na diminuição do nível de colesterol, controle da pressão arterial, redução do percentual de gordura, fortalecimento da musculatura, aumento da densidade mineral óssea, prevenindo a osteoporose, e melhora a flexibilidade do corpo, dos tendões e ligamentos. Além disso, também aumentam os níveis de serotonina e endorfina, provocando sensação de bem estar.

“É importante manter uma rotina de atividades para que esses benefícios façam parte da nossa vida o ano inteiro”, destaca Jaqueline. Para incluir o exercício no seu dia a dia, não é preciso reservar muito tempo. O deslocamento até o trabalho a pé ou de bicicleta é uma boa forma de ter disposição.

A professora ressalta os benefícios das atividades realizadas principalmente ao ar livre, mas também destaca alguns cuidados. Segundo ela, a atividade mais indicada para praticar é a que mais combina com o seu gosto e estilo de vida, e que te dá mais prazer. Roupas leves, tênis com amortecimento, estar bem hidratado, usar chapéu ou boné e protetor solar são algumas dicas da profissional. O ideal é sair antes das 10h e depois das 16h.

Benefícios das atividades ao ar livre

– Contato com a natureza: a proximidade com a natureza proporciona diminuição nos níveis de stress e ansiedade, provocando sensação de liberdade;

– Vitamina D: obtida também através da exposição solar, é necessária para manutenção dos tecidos ósseos, auxilia no aumento da imunidade e na prevenção de doenças como o diabetes e a obesidade;

– Convívio social: promove o contato entre pessoas que praticam as mesmas atividades ao ar livre, com possibilidade de formarem grupos de interesse e redes de amizade;

– Economia: quem não tem tempo e recursos para investir em uma rotina de exercícios físicos, se beneficia da prática ao ar livre, que além de fazer bem, é gratuita!

– Aumento da disposição – melhora a autoestima, autoimagem, humor e combate a depressão, fazendo com que tenhamos uma visão mais positiva no cotidiano.

Acompanhe
nossas
redes sociais