O momento da Arquitetura

Opinião

Marcos Nesello

Marcos Nesello

Empresário e arquiteto

O momento da Arquitetura

Por

A Construmóbil, a cada edição, surpreende. E este ano, está muito especial. Olhando o conjunto de expositores, os produtos oferecidos e a Mostra de Arquitetura e Design, com o aumento de 50% no números de espaços, demonstram como o tema está em evidência.
Os projetos de edifícios e casas ousam: na forma, uso dos materiais, soluções construtivas, distribuição e dimensões dos ambientes. As ambientações dos espaços da Mostra são destaque também. A competição é pela qualidade, com soluções criativas e inovadoras. E nisto a arquitetura tem papel fundamental.
O público, hoje, está mais exigente e informado. O mundo digital é peça fundamental nesta transformação, traduzindo em imagens os desejos das pessoas. Os livros de arquitetura, em geral importados, eram caríssimos e de difícil acesso. Isto restringia muita a busca de boas referências. Hoje, através do celular e computador, é possível pesquisar inúmeras imagens de acordo com o gosto particular de cada um.
Associado a este fato, o volume de arquitetos aumenta a cada ano, o que é muito bom. Todos esses profissionais, capacitados, estão trabalhando muito para mostrar e realizar o seu trabalho. Cada arquiteto tem seu grupo de relacionamento e faz com que o tema se torne cada vez mais popular e, consequentemente, atinja um público cada vez mais abrangente.
Outras ferramentas que não param de evoluir são os programas que geram as perspectivas e maquetes eletrônicas. Elas possibilitam uma simulação cada vez mais próxima da realidade. Esclarecendo muitas dúvidas, evoluindo o projeto, para ficar o mais próximo possível do desejo do cliente. Indo além. Com isso, o arquiteto perde o medo de ousar, pois acaba compreendendo muito melhor o projeto como um todo e suas particularidades, tomando decisões com mais segurança. Hoje, inclusive na feira, é possível fazer um tour virtual simulando um passeio, dentre outros, de um apartamento mobiliado. Incrível!
Todo esse conhecimento disponível, que gerou um público mais esclarecido, com muitas opções de profissionais capacitados, fazem com que os novos espaços projetados saiam do lugar comum. E nisto o arquiteto é protagonista. Nesta jornada de encaminhar o cliente, do desejo representado por inúmeras ideias e imagens, até a execução da obra construída, que de fato, é nosso trabalho e nossa maior realização.
Parabéns a todos os envolvidos na realização desta belíssima Construmóbil, em especial aos meus colegas arquitetos, pelo ótimo trabalho apresentado. Aproveito para, junto com todos os expositores, convidar a todos para nos visitar neste final de semana, quando domingo acaba o evento.

Acompanhe
nossas
redes sociais