Tributo a Ruy Lopes

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Tributo a Ruy Lopes

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

1ª Semana Farroupilha - Homenagem ao patrono Ruy Lopes 130919A 1ª Semana Farroupilha de Lajeado tem como patrono Ruy Lopes, o primeiro patrão eleito do CTG Bento Gonçalves, que este ano comemora 75 anos de existência. Além de tradicionalista, ele foi líder e muito influente em diversos segmentos. Na área comunitária, ajudou a construir o hospital de Cruzeiro do Sul. Na política foi vereador. No esporte, além de gremista, ajudava o C.E. Lajeadense. Na área empresarial, administrou a ervateira da família, a revenda de automóveis DKW e é dele a construção de um dos edifícios mais antigos de Lajeado, o Autovale. É justa e merecida a homenagem que Lajeado presta a Ruy Lopes.


O livro da prenda

A 1ª Prenda do RS 2018/2019, Jéssica Thaís Herrera, representante do CTG Tropilha Farrapa, encerrou a gestão em maio, com a Ciranda das Prendas, compilou em livro as atividades realizadas ao longo do período de um ano, em que foi a mais prendada prenda do Estado. A publicação de 66 páginas tem muitas ilustrações e muito conteúdo.


Romance de ficção

O escritor estrelense Vicente Reckziegel lançou, sexta-feira, o segundo livro: “A Excursão”. O evento ocorreu no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann, em Estrela. A obra é um romance de ficção, cercado de muitos mistérios.
No cerimonial, o autor mostrou que efetivamente prefere a palavra escrita ao invés de falar em público. Ele resumiu o discurso em poucas frases: “Boa noite a todos. Não sou muito de falar. Comprem o livro, leiam e espero que gostem. Obrigado”. Foi tudo o que ele disse.


Preciso aplaudir…

1 – A iniciativa de transformar a avenida Décio Martins Costa, conhecida como a Rua do Valão, em uma galeria de arte a céu aberto. Situada no centro de Lajeado, a ideia é dar nova ocupação e ressignificar aquele local. Muitos elogios ao movimento #OcupaValão.
2 – A decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região ao acatar o pedido de liminar do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) sobre a demolição de parte do complexo industrial da Polar. Nada poderá ser feito até o julgamento do mérito da ação. Com a medida, a prefeitura fica impedida, até o julgamento do mérito da ação, de mexer no imóvel.


Cofre da Polio Tritec Astor Barbara e Evanir 120919O cofrinho da pólio

O governador do Distrito 4.700 do Rotary, Luiz Celeste de Roque Fornari Fassina, inovou na campanha para arrecadar dinheiro para ser destinado à campanha de erradicação da poliomielite. No início da gestão, em julho,  ele entregou para cada um dos 54 clubes do Distrito um cofrinho em formato de gota para os rotarianos e pessoas da comunidade depositarem qualquer valor de forma espontânea.  O Rotary Engenho adotou sistema itinerante da urna. Até sexta-feira, o cofre esteve na empresa Tritec. “A ideia é divulgar na comunidade nossa campanha. O valor arrecadado vai beneficiar a todos, porque será utilizado na aquisição de vacinas para erradicar a grave doença da paralisia infantil”, comentou o presidente do Rotary Engenho, Evanir Dihel.


Revitalização

O Parque do Engenho está passando por processo de revitalização. A roda de engenho movimentada pela água está na marcenaria Wink, em Santa Clara do Sul, para passar por reforma. Outra medida será a substituição de todos os corrimões do local e melhorias na iluminação.

DEOLI GRÄFF – deoli@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais