O Vale na Faders

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

O Vale na Faders

Por

O Vale do Taquari tem mais um representante no alto escalão do governo do estado. O ex-deputado Marquinho Lang (PRB), que atualmente reside em Lajeado, foi nomeado  pelo governador Eduardo Leite diretor-presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).

Marquinho Lang conhece a realidade das entidades e pessoas com necessidades especiais

Marquinho Lang conhece a realidade das entidades e pessoas com necessidades especiais


Marquinho, como cadeirante, tem boa inserção nas entidades que atendem as pessoas com necessidades especiais. Pode-se dizer que é a pessoa certa no cargo certo.

“Adote com carinho”

O Grupo de Apoio a Adoção de Lajeado (Gaal) vai promover palestra com a escritora Lídia Weber, autora de diversos livros sobre adoção. Será dia 26/08, à 19h, no auditório do Prédio 16 da Univates. O tema será: “Adote com carinho“. A entrada é gratuita com doação de itens de higiene pessoal para a Saidan e Trezentos de Gideon.  O evento tem o apoio de várias empresas, do Grupo A Hora, Comdica e FMCA.

Bombeiro Tech

O aluno do Curso Técnico em Informática da Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (EEEPE), Gustavo Steffens , orientado pelo professor de Informática, Diego Berti Bagestan, foi indicado pela coordenação da Mostra Internacional de Trabalhos de Educação e Ciência (Mostratec) para participar da 1ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que começou ontem e vai até sexta-feira, em Campo Grande/MS. O projeto de pesquisa intitulado “Bombeiro Tech” é o estudo de um sistema de registro de informações para o Corpo de Bombeiros. Aplausos ao aluno e professor.

 O aluno Gustavo (e), que é soldado do Corpo de Bombeiros de Estrela, com o professor Diego Bagestan

O aluno Gustavo (e), que é soldado do Corpo de Bombeiros de Estrela, com o professor Diego Bagestan


 

Comtur

O Conselho Municipal de Turismo de Lajeado, da presidente Cláudia Brazil, está começando a funcionar. Reativado recentemente, está dando sinais que vai deslanchar. A próxima reunião está marcada para dia 06/08, às 9h, na sala 515 do prédio 9. O palestrante será o reitor Ney Lazzari. Ele vai responder a pergunta: “Turismo Responsável a quem compete?”

Acampamento Farroupilha

A grande atração da Semana Farroupilha em Lajeado será o Acampamento Farroupilha no Parque dos Dick. Muitas atrações artísticas, culturais e gastronômicas. Importante observar que não haverá a presença de cavalo, exceto no tradicional desfile de 20 de setembro.

Envelhecer com bem-estar

O Brasil tem 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, é a quinta maior população idosa do mundo, o que aumenta a preocupação sobre como envelhecer com saúde. Para isso, é necessário investir em três pilares básicos: o bem-estar físico, mental e social.
Diante deste quadro, duas observações:
1 – Uma das profissões que mais cresce é a de Cuidador de Idosos.
2 – Os municípios precisam, urgentemente, direcionar atenção aos idosos, especialmente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

Bispo Emérito

Dom Gílio vai cuidar da saúde em Santa Cruz do Sul

Dom Gílio vai cuidar da saúde em Santa Cruz do Sul


Dom Gílio Felício, bispo Emérito da Diocese de Bagé, transferiu residência para junto de seus familiares em Santa Cruz do Sul. Aos 69 anos, por um problema de saúde, ele pediu aposentadoria como bispo, mesmo tendo mais seis anos para exercer o cargo, que tem idade limite aos 75 anos.
Natural do município de Sério, ainda guri, com a família mudou-se para Santa Cruz do Sul, onde fez a opção pela vida religiosa. Dos 21 anos de bispo, atuou na Diocese de Salvador/Bahia e em Bagé. Afastado das atividades religiosas, ele tem pelo menos dois desejos: formar um grupo de canto com a família e levar os irmãos para conhecer o Vaticano.

Alimentos

Nos dias 5 a 8 de agosto, ocorre no Weiand Hotel a 3ª AlimentaAção – Jornada Técnica do Setor de Alimentos, que engloba o 18º Workshop em Alimentos, 2º Meeting Empresarial e o Seminário de Leite e Derivados.  A realização é da Acil e a coordenação é do Grupo Técnico em Alimentos e Agea. O evento conta com o apoio do Grupo A Hora.
03_AHORA22

Colóquio da Alivat

Na próxima quinta-feira, 25, Dia do Escritor, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) vai comemorar a data com um Abraço à Biblioteca Pública de Lajeado, às 9h, e à noite, 19h30min, está marcado o 48º Colóquio Literário. Para as duas atividades, estão convidados todos os escritores de Lajeado e região, como também a comunidade.

Happy Hour

No Dia do Advogado, 12 de agosto, a Subseção da OAB de Lajeado, da presidente Alessandra Glufke, vai promover um Happy Hour, a partir das 19h no Pub Lendários.

Encontro da Família De Nez

O 1º Encontro da Família De Nez (s) está marcado para o dia 16 de novembro na sede social da Fundação Laura Fontana, em Encantado. O mentor do encontro é Valdir De Nez, sendo que na comissão organizadora fazem parte Fernanda De Nez, Bernardete Ghisleni, Esmeralda Bertuol , Sérgio Seppi e Leandra De Nez.
Estarão reunidos os descendentes de Francesco e Pia Giongo De Nes ou De Nez. Os organizadoras informam que todas as famílias de sobrenome De Nez (s) poderão participar e serão bem-vindas. Mais informações pelo fone (51) 98116-9811.

Valdir De Nez (c ) é o idealizador do encontro

Valdir De Nez (c ) é o idealizador do encontro


 
 

Acompanhe
nossas
redes sociais