Ipê Amarelo dá segurança

Opinião

Deolí Gräff

Deolí Gräff

Jornalista

Coluna sobre sociedade, arte, cultura e expressões comunitárias.

Ipê Amarelo dá segurança

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Numa época em que muito se clama por mais segurança pública, foi deflagrada, dia 4, a implantação do Instituto Cultural Ipê-Amarelo/Vale do Taquari.  Ipê Amarelo é a árvore símbolo de Lajeado, o Instituto não vai falar de flores. O propósito é aparelhar os órgãos de segurança para agirem com força no combate a toda ordem de criminalidade. E assim tem que ser.

Deolí Gräff

Instituto Ipê Amarelo não vai tratar de flores, vai propor uma nova ordem de segurança


Quando as palavras e boas ações não resolvem, é hora de agir com outros meios.  As famílias estão apavoradas, a sociedade em pânico. A minoria criminosa domina a maioria do bem. Está na hora de repor os verdadeiros valores humanos. Em frente, ao combate!

Pegou bem

Repercutiu muito nas redes sociais o plantão realizado pela Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS), com apoio da Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Brigada Militar e Abrigo São Chico para atender os moradores de rua para o enfrentamento das baixas temperaturas. Foram abordadas  47 pessoas das quais  28 aceitaram pernoitar no Abrigo São Chico, onde receberam pouso e alimentação. A iniciativa contou com o apoio da comunidade através de doação de agasalhos. A ação merece aplausos.

Assiferto

O presidente da Associação das Indústrias de Fertilizantes Orgânicos do Rio Grande do Sul (Assiferto), Ito José Lanius, e o gerente da Folhito, Fernando Lanius, foram recebidos em audiência com o engenheiro agrônomo Ivan Bonetti, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. No encontro, ficou acordado que a secretaria vai coordenar a implantação do programa estadual para incentivar o uso de adubo orgânico. O projeto, idealizado pela Associação, vai envolver técnicos  da Emater, Sema, Mapa e Famurs. A base do programa será a compostagem, sustentabilidade e legalidade.

Equipe liderada pelo coordenador da Defesa Civil, Heitor Hoppe, e a secretária da Sthas, Céci Gerlach

Equipe liderada pelo coordenador da Defesa Civil, Heitor Hoppe, e a secretária da Sthas, Céci Gerlach

Pauta de Sábado

A Associação dos Profissionais de Imprensa do Vale do Taquari (API) vai realizar o 4º Pauta de Sábado, dia 08/08, às 9h, no auditório do Pórtico do Parque Histórico. Estará presente a médica psiquiatra Luciana Silveira, que vai falar sobre  como o jornalista deve se comportar em coberturas de tragédias, acidentes violentos, homicídios e outras situações de forte impacto.
Também estarão presentes três profissionais de imprensa para fazer seus relatos sobre a cobertura de eventos de violência. Para participar, será necessário fazer inscrição pelo whats (51) 99995-5137.
 
03_AHORA2

Bento: 65 anos

O CTG Bento Gonçalves vai completar 65 anos de fundação, sexta-feira, dia 12. O aniversário foi comemorado sábado passado com um jantar/fandango em seu galpão. A história da entidade tradicionalista será publicada em livro a ser lançado em setembro durante a Semana Farroupilha. A trajetória do Bento é repleta de personagens, fatos marcantes e intensas atividades para manter viva a chama da cultura gaúcha.

Encontro da Família

O 4º Encontro da Família Gisch está marcado para o dia 25 de agosto no Parque Temático e de Exposições Christoph Bauer, em Forquetinha. A programação iniciará às 9h, com recepção, e às 10h, abertura oficial e apresentação do histórico da família.
Às 11h, haverá culto ecumênico e, ao meio dia, almoço. Na parte da tarde, terá atividades diversas.
Estarão presente descendentes de Johannes Gisch e sua esposa Sophia Geiss Gisch, que chegaram ao Brasil em 1853, se estabeleceram em Alto Feliz e tiveram nove filhos, sendo que Jacob Johann Gisch veio para Forquetinha. A família tem numerosa descendência espalhada por todos os estados brasileiros e no exterior.

Abrace um escritor

No Dia do Escritor, 25 de julho, a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) vai promover o Abraço ao Escritor. Todas as pessoas estão convidadas a visitar uma biblioteca para dar um abraço simbólico ao autor de uma obra literária. Em Lajeado, os escritores da Alivat e todos os escritores da cidade, estarão na Biblioteca Pública Municipal, às 9h. Eles darão um abraço simbólico à biblioteca e realizarão uma roda de conversa sobre a importância de celebrar a data dedicada àquelas pessoas que escrevem livros.
– Também no dia 25, a Alivat vai promover o 48º Colóquio Literário em sua sede no Parque Histórico, com início às 19h30min, aberto para todos os escritores e pessoas interessadas.

Aniversário

Meu abraço ao diretor geral do Grupo A Hora, Adair Weiss, pelo aniversário de 45 anos comemorado ontem. Também a saudação pelos 17 anos do jornal A Hora, completados dia 1º de julho.

Terceiro livro

Pedro da Silveira, escritor

Pedro da Silveira, escritor


O escritor de Encantado Pedro Braz Rosa da Silveira, que ocupa a Cadeira nº 19 da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), vai lançar o terceiro livro na próxima segunda-feira, dia 15. A sessão de autógrafos vai acontecer na câmara de vereadores. O início será às 21h. A obra tem por título: “Escolhas Erradas”.

Cultura Inca

Na Casa de Cultura de Lajeado. abre hoje, e vai até dia 31, a mostra fotográfica da Cultura Inca. Realizada pela Galápagos Tour e Chakana Fotografia e Arte, a abertura terá palestra com Paulo Gusmão, às 14h30min. As 22 fotos da exposição têm a autoria de Paulo Gusmão e Rodrigo Gorski.

Conferência de Cultura

O Conselho Municipal de Política Cultural e a Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado (Secel) realizam a Conferência Extraordinária Municipal de Cultura, no Salão de Eventos da Prefeitura  nos dias 15 e 16/07/18h. A participação é aberta à comunidade, principalmente para os segmentos culturais. Estará presente o secretário da Secel, Carlos Reckziegel, e da presidente do Conselho de Cultura, Ana Cecília Togni.
 

Acompanhe
nossas
redes sociais