A ilusão das  promessas fáceis

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

A ilusão das promessas fáceis

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em palestra sobre a “geração microondas” promovida pela Cacis, a diretora de projetos e inovação da CIC de Caxias do Sul, Grasiela Tesser, fez um alerta sobre o crescimento das ofertas de “fórmulas mágicas para o sucesso.”
Segundo ela, diante de um comportamento cada vez mais imediatista por parte dos empresários, aumenta o número de pessoas que vendem ideias e métodos mirabolantes, supostamente capazes de solucionar problemas ou ampliar resultados de maneira fácil e rápida.
 
Grasiela cita o empreendedorismo de palco, os coachs de formação duvidosa e cursos que prometem ensinar como enriquecer em 7 dias. “Pessoas que nunca empreenderam ou investiram, e querem mostrar para os outros como empreender ou investir com sucesso. Se fosse tão fácil, todo mundo seria milionário.”
 
Conforme a palestrante, esse tipo de charlatanismo sempre existiu, mas foi potencializado pelo avanço da internet e a consequente mudança comportamental da sociedade. Lembra que o termo “geração microondas”, não está relacionada a uma faixa etária específica, e sim ao comportamento impaciente que atinge pessoas de diferentes idades.
 
Por outro lado, destaca as iniciativas de profissionais sérios que visam desmascarar os vendedores de sonhos. Para ela, os empresários precisam ajudar na educação empreendedora. “Devem mostrar que é possível ter sucesso, que é um mérito, mas que o caminho não é simples.”12

Acompanhe
nossas
redes sociais