Antes e Depois das Férias: Carro Limpo, Saúde em Dia

CONTEÚDO PATROCINADO

Antes e Depois das Férias: Carro Limpo, Saúde em Dia

Além de danificar o veículo, sujeira acumulada atrai roedores e provoca problemas respiratórios

Por

Antes e Depois das Férias: Carro Limpo, Saúde em Dia

REINIGENDRevisar o carro antes e depois das férias favorece a saúde e mantém o veículo em dia. Especialistas alertam: poeira acumulada, barro, areia e maresia na suspensão ou água depositada, enferrujam a lataria, podem danificar o motor e mais do que isso, gerar ácaros, que consequentemente causam danos a saúde.
 
 
Estevão Seltenreich sabe disso. Para manter o veículo em dia, ele realiza a manutenção e higienização com frequência. “Costumo fazê-la mais básica, dentro e fora, com aspirador de pó e shampoo automotivo”. Preocupado com a conservação do carro, Seltenreich mantém-se atento as instruções de limpeza e, quando necessário, busca por profissionais especializados na área.
 
 
Maico SordiO mecânico Maico Douglas Soldi ressalta a importância da boa higienização no veículo, principalmente após uma viagem. A sujeira deve ser removida com cuidado. “Para quem retorna da praia, o ideal é fazer uma lavagem embaixo do automóvel, pois a maresia e a umidade podem causar ferrugem nas peças”, explica.
 
 
Os riscos com falta de manutenção e acúmulo de sujeira são grandes. Se água e areia contaminarem partes responsáveis por produzir eletricidade, como a bateria e o alternador, o veículo pode não dar a partida. Por isso, todo cuidado é necessário, principalmente com o motor. Automóveis mais novos, com sistema elétrico, quando em contato com a água podem danificar. “Evito lavar o motor, inclusive, muitos mecânicos não recomendam fazer isso seguidamente, porém, quando necessário, tenho cautela para não prejudicar o carro”, conta Seltenreich.
 
 
Para remover componentes oleosos e gorduras depositadas sobre as peças, um grande aliado é o desengraxante automotivo. O mecânico explica que a maneira correta de aplicar o produto é com o auxílio de um pano. “Não podemos simplesmente borrifá-lo”. Já para retirar a sujeira das janelas, o “limpa vidros” é o produto mais adequado e, pode inclusive, ser colocado junto a água do para-brisa.
 
 
Mas a limpeza do carro não está relacionada somente a estética e funcionamento do veículo. A saúde dos passageiros também pode sofrer efeitos adversos, devido ao acúmulo de fungos, ácaros, vírus e bactérias. Tais males podem ser ocasionados pela umidade e restos de alimentos deixados em bancos e carpetes.
 
 
Eduardo AtkinsonO médico otorrinolaringologista, Eduardo Atkinson, destaca que alergias respiratórias podem intensificar. “A rinite alérgica costuma ser desencadeada em ambientes fechados e contaminados com ácaros e fungos. Isso pode acontecer em veículos que não têm ar-condicionado e estofados frequentemente higienizados”, explica.
 
 
Atkinson acrescenta que a higiene do ambiente como um todo é importante para a saúde. O uso de álcool gel, a limpeza de estofados, lavagem e aspiração do veículo são medidas que devem ser feitas rotineiramente, e servem como prevenção a doenças.
 
 
Por ser um dos maiores acumuladores de poeira e grande vilão dos problemas respiratórios, o ar-condicionado precisa de maior atenção. Soldi recomenda trocar o filtro com frequência e mantê-lo higienizado. O mesmo cuidado é necessário com a umidade e os restos de alimentos deixados no veículo. Além de diminuírem a vida útil de estofados e carpetes, eles provocam forte odor e irritação nas vias nasais. “É importante destacar que os farelos de comida são iscas para atrair fungos e animais que se instalam no interior do carro, como ratos”, finaliza o mecânico.
 
 
Reinigend-12-01

Acompanhe
nossas
redes sociais