Volumetria pura, linha retas

ARQ ideias

Volumetria pura, linha retas

Retilínea e imponente, residência com traços contemporâneos simplifica as formas e potencializa a beleza

Por

Volumetria pura, linha retas

Com linguagem contemporânea e recebendo traços retos e precisos, essa residência de Estrela foi projetada para facilitar o dia a dia dos moradores. De autoria da arquiteta Janaína Kuhn, o projeto teve como foco possibilitar a integração dos ambientes internos aos externos.
Em tons de cinza e preto, o calor visual da casa ficou por conta da beleza da porta pivotante de madeira, que compõe um plano inteiro através da sua continuidade no revestimento. “As esquadrias em alumínio preto conferiram uma estética marcante e contemporânea à composição e possuem um desenho que permite diferentes tipos de abertura, contribuindo para o conforto térmico da edificação, utilizando de estratégias como a de ventilação cruzada”, pontua a arquiteta.
 
Nos dormitórios, as porta-janelas têm a dimensão total de sua largura. Quando abertas, transformam o pátio numa extensão do cômodo, incentivando a contemplação do entorno arborizado. As persianas automatizadas possibilitam o escurecimento total do ambiente interno quando desejado, também dando mais privacidade quando necessário. “Buscamos sempre favorecer o conforto nos dormitórios, portanto, eles estão voltados para o sol da manhã”, detalha Janaína.
 

Janaína Kuhn Arquitetura Contemporânea arq.janainakuhn@gmail.com

Janaína Kuhn
Arquitetura Contemporânea
arq.janainakuhn@gmail.com


A área social da casa é ampla e integrada, conectada também com uma varanda externa que se abre para os fundos do terreno. “Para garantir que a fachada frontal ficasse livre de obstáculos visuais, foi executada uma viga invertida capaz de vencer o vão de 14 metros de largura. Assim, otimizamos a área construída, viabilizando a conexão direta entre os ambientes”, descreve.
 
Já as chamadas áreas molhadas da residência, compostas por cozinha, lavanderia e banheiros, estão dispostas linearmente, concentrando as instalações hidrossanitárias. O projeto conta ainda com captação da água da chuva, aquecimento solar e iluminação natural através das grandes aberturas, característica marcante na residência. “A racionalidade estrutural do projeto foi pensada desde a sua concepção, com vãos regulares e rigorosos alinhamentos para que aliasse o conforto à boa estética e funcionalidade”, conclui a profissional.
 
 
 
 
 

 
 

Acompanhe
nossas
redes sociais