Estratégias em alto mar

Opinião

Raquel Winter

Raquel Winter

Professora e consultora executiva

Estratégias em alto mar

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O jogo mudou e o mindset também. Quando pensamos que encontramos as respostas, as perguntas já mudaram! Podemos entender melhor essa situação se observarmos que vivemos em um tempo em que as regras do jogo e os valores que antes eram nossas verdades estão em cheque ou não valem mais. Mas se por um lado os antigos padrões caíram em desuso, por outro, os novos ainda estão indefinidos. E então, é nesse contexto que acabamos vivendo como se estivéssemos em um imenso e agitado mar, à deriva, sem saber para qual direção remar.
 
Esse cenário também afeta as decisões corporativas, especialmente quando necessitamos definir as estratégias do negócio. Não podemos mais falar em estratégia como falávamos anos atrás. Ao assumirmos nossa posição de estrategistas, precisamos compreender que a velocidade com que as coisas acontecem é tão relevante, tão impactante em nossas vidas, que se não formos altamente eficientes, as soluções que ofertamos já chegarão ao mercado clamando por um recall de atualização. Mas veja bem, o desafio não reside na necessidade de atualização, mas sim na dificuldade de tornar tangível os impactos que as mudanças e atualizações geram em nossos produtos, serviços e processos. Essa dificuldade por sua vez, eleva o risco e a margem de erro ao determinarmos as estratégias.
 
Complexo? Muito. Mas podemos simplificar quando definirmos claramente: o que precisamos medir para saber onde estamos e o que precisamos alcançar para mantermos nossa empresa ganhando o jogo ou dentro da nossa metáfora, navegando na direção certa.
 
Para isso, as empresas precisam retomar a disciplina de analisar indicadores de desempenho e acima de tudo, de estabelecer metas. As metas “puxam uma empresa” independente do seu porte. As metas são o combustível necessário para gerar novos movimentos e isso, definitivamente ainda não mudou. O que mudou é o tempo que temos para alcançá-las.
Então, me parece que tanto em alto mar como em terra firme, a estratégia deve definir a direção e a quantidade de passos que queremos avançar nessa jornada incerta mas necessária para nossas empresas.

Acompanhe
nossas
redes sociais