No topo do mundo

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

No topo do mundo

Por

Diretor da Lyall, o empresário Roberto Lucchese realiza um dos maiores desafios existentes no planeta: a escalada do monte Everest, montanha mais alta do mundo. Em terras nepalezas, ele conversou por whatsapp com a colega Victória Lieberknecht no 7º dia da missão, e falou sobre a relação entre a jornada e o empreendedorismo.
 
Adepto da escalada faz cerca de 10 anos, Lucchese acredita que a modalidade proporciona um outro olhar para os desafios do cotidiano. “Às vezes estamos tão acelerados que não percebemos detalhes vitais da nossa vida profissional quanto pessoal.”
 
Ele teve a ideia de subir ao ponto mais alto da terra para alcançar desafios e aprendizados diferentes, e passou por um trabalho de preparação física e mental antes de encarar os 21 dias da expedição. “Confesso que é bem mais difícil que imaginei, mas ao mesmo tempo também extremamente mais lindo e inspirador.”
 
Tanto a preparação quanto boa parte da trajetória no Everest foram publicadas no Instagram pessoal do empresário, no endereço @lucchese_roberto. “Percebo que muitas pessoas estão, através disto, viajando junto comigo, e isso também me ajuda, me motiva a continuar.”
Ciente dos riscos de uma aventura que já tirou a vida de 289 pessoas, ressalta que está acompanhado de uma equipe com larga experiência em subir grandes montanhas. “Se necessário, desistiria no mesmo minuto, pois o que realmente importa na minha vida está em Lajeado.”
 
Lucchese faz parte do seleto grupo de cerca de 2 mil pessoas que, desde 1953, alcançaram o alto da montanha. Menos de 30 brasileiros completaram a missão. Além de escrever o nome na história, o empresário carregará para sempre as inspirações de uma jornada que ilustra dezenas de livros e filmes.
 

Data marcada para sucessão na Fruki

Diretora administrativa e de RH da Fruki, Aline Eggers Bagatini assume no fim do mês o cargo de presidente da empresa. Ela tem a missão de substituir Nelson Eggers, seu pai e um dos mais relevantes empresários da história do RS.
 
O processo de sucessão na Fruki foi um dos temas do Tá Na Mesa, evento promovido mensalmente pela Federasul. Após palestra onde Eggers falou sobre a história e os números da empresa,  com destaque para o desempenho da cerveja Bellavista, a presidente da entidade, Simone Leite, conversou com Aline sobre o desafio.
 
Também presidente da Acil, Aline tem se destacado como uma líder sensata e capaz de tomar decisões assertivas mesmo em momentos difíceis, como na greve dos caminhoneiros de 2018. Na ocasião, foi uma das primeiras lideranças empresariais a se posicionar contra o movimento de paralisação nas estradas que resultou em grandes prejuízos para o Vale.
 
Nelson Eggers pode ter a certeza de que a empresa para a qual se dedicou por 54 anos estará em boas mãos. Ele também continuará ligado à Fruki, assumindo uma vaga no Conselho da companhia. A passagem de bastão será um momento histórico.
 
 

Zagonel JoséMarcante e atual

“Como empresário, sempre temos a obrigação de retornar para a sociedade um pouco daquilo que também obtemos dela. Se cada um faz um pouco, o pouco vira muito.”
José Zagonel – Presidente da Construtora Zagonel, em entrevista para o Negócios em Pauta de março de 2018

Acompanhe
nossas
redes sociais