A Solidão da Liderança

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

A Solidão da Liderança

Por

Assumir o papel na liderança é um momento que requer reflexão, é uma decisão difícil e devemos estar preparados para suas consequências, invariavelmente com os caminhos que optamos por seguir, perdemos colegas, liderados e seguidores. E com isso perdemos boa parte dos nossos interlocutores pelo peso da responsabilidade que assumimos.
 
Um líder precisa saber decidir, esta é das grandes expectativas da sua equipe. As melhores decisões são baseadas em fatos, dados, ideias relevantes e coletivas, porém ao decidirmos encontraremos apoiadores e divergentes. Lembre-se que um dos princípios da Liderança é a tomada de decisão e “a indecisão é a pior decisão”. E como tomarmos melhores decisões?
 
Acredito que o segredo está na construção da decisão, no envolvimento da equipe e na formulação desta decisão. As decisões não precisam ser tomadas exclusivamente pelo líder. Outro ponto é a nossa segurança sobre a decisão, mesmo que esta seja construída com a equipe a responsabilidade sempre será do Líder!
 
Mas mesmo com as decisões compartilhadas, líderes ainda vivem o desafio da sua solidão. O que fazer?
 
Sugiro duas opções:
A primeira seria aceitar a solidão e com o tempo tornar-se um “Líder Eremita”. O resultado é que possivelmente não teremos equipe em um futuro bem próximo, perderemos a habilidade de desenvolver pessoas e transitar entre elas, e será o fim da minha liderança.
 
A segunda, na qual acredito, é recusar a solidão. Penso em alguns caminhos a seguir, um bom líder precisa saber correr riscos e escolher pessoas para sua mentoria, com estas compartilhar a carga das suas decisões. Ele precisa formar sucessores claros e com estes criar laços de desenvolvimento atuando claramente como seu coaching. Um excelente exercício de confiabilidade e liderança é envolver seus sucessores na tomada de decisão e prepará-los para liderar.
 
Um Líder precisa acreditar nas pessoas, entender as suas limitações, acreditar no seu desenvolvimento e potencial de mudança, precisa aprender a entendê-las de forma integral, traspassando o envolvimento profissional. É responsabilidade do líder usar o potencial máximo dos membros da sua equipe, seus talentos e habilidades, que por vezes é desconhecido pelo próprio liderado.
E quanto à solidão, não tenho resposta fechada, acredito ser mais um dos desafios para o líder tentar resolver.

Acompanhe
nossas
redes sociais