Vereadora quer barrar CCs condenados na Lei Maria da Penha

Lajeado

Vereadora quer barrar CCs condenados na Lei Maria da Penha

Projetos semelhantes já foram sancionados em diversas cidades

Por

Vereadora quer barrar CCs condenados na Lei Maria da Penha
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A representante do PSDB na câmara de vereadores, Mariela Portz, protocola dois projetos de lei para evitar, no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo, a contratação para cargos comissionados de homens condenados por crimes previstos na Lei Maria da Penha. A proposta original foi apresentada na sessão plenária da terça-feira, mas foi modificada. A matéria ainda será analisada pelas comissões internas.
 
O primeiro PL apresentado por Mariela, na terça-feira, incluía os dois poderes em uma mesma matéria. Desta vez, a parlamentar encaminha um PL para o Executivo e outro para o Legislativo. O conteúdo, entretanto, é o mesmo.
 
A matéria possui apenas dois artigos. O primeiro cita que “fica vedada a nomeação, no âmbito da administração pública direta e indireta, no município de Lajeado, para todos os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, de pessoas que tiverem sido condenadas nas condições previstas na Lei Maria da Penha, com a condenação em decisão transitada em julgado”.
 
Já o segundo artigo cita que a lei entra em vigor “na data de sua publicação”. Na sessão passada, a vereadora falou sobre agressões sofridas recentemente por uma amiga, dentro de uma boate em Lajeado. Segundo Mariela, a vítima, constrangida, não teria buscado auxílio na polícia em um primeiro momento. Para ela, está é uma situação corriqueira no universo feminino.
 
Na mensagem justificativa da matéria, a vereadora afirma que é “fundamental e necessária a ampliação das medidas de combate à violência contra as mulheres, visto os números sempre alarmantes dos indicadores da violência”. Para ela, “viver uma vida livre de violência é direito de todos”.
 
Ainda de acordo com a proposta, Lajeado registrou 355 ameaças contra mulheres em 2018. Outros 158 casos de lesão corporal, 10 estupros e dois casos de feminicídio. “O objetivo é criar outra ferramenta que ajude a inibir tais crimes e desencorajar a violência doméstica”, finaliza a propositora.
 

Outras cidades

Diversos municípios e estados brasileiros já sancionaram leis semelhantes. Mais recentemente, em março deste ano, o estado do Rio de Janeiro aprovou legislação que proíbe a contratação – por meio de cargos comissionados – de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha, legislação esta que criminaliza a violência contra as mulheres.
 
A nova lei estadual fluminense é de autoria da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) e do ex-deputado Dr. Julianelli. O texto foi sancionado pelo governador Wilson Witzel (PSC). A proibição vale para condenações transitadas em julgado, até que o cumprimento da pena seja comprovado.
 
No Rio Grande do Sul também há exemplos de leis semelhantes. Em Novo Hamburgo, a legislação foi aprovada em segundo turno ainda em 2016 para o âmbito Legislativo. De autoria de Roger Corrêa (PCdoB), também proíbe a Câmara de nomear para cargos de livre nomeação e exoneração (CC), assim como designar para função gratificada, pessoas condenadas em decisão transitada em julgado por crimes previstos na Lei Maria da Penha.
 

RODRIGO MARTINI – rodrigomartini@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais