Ao estilo ‘dicas da vovó’, casal de Lajeado ensina receitas no Youtube

Do vale para o mundo

Ao estilo ‘dicas da vovó’, casal de Lajeado ensina receitas no Youtube

Imagine juntar a tradição culinária de antigamente – mais guiada pela praticidade e pela simplicidade – com a rapidez de divulgação proporcionada pela internet? Dessa união, surgiu o canal do Youtube Sem Salsa, comandado pelo jovem casal Marcos e Gabrielle…

Por

Ao estilo ‘dicas da vovó’, casal de Lajeado ensina receitas no Youtube

Imagine juntar a tradição culinária de antigamente – mais guiada pela praticidade e pela simplicidade – com a rapidez de divulgação proporcionada pela internet? Dessa união, surgiu o canal do Youtube Sem Salsa, comandado pelo jovem casal Marcos e Gabrielle Ruschel, de Lajeado.
 
Ele, jornalista que gosta de preparar pratos salgados. Ela, estudante de Biomedicina que gosta de fazer doces. Juntos, ensinam principalmente quem está começando a se aventurar na culinária. O cenário é a cozinha do apartamento onde moram, no bairro Universitário.
 
Tudo começou em 2016, quando eles começaram a publicar vídeos. A ideia é compartilhar receitas, dicas e técnicas ao estilo gente como a gente. Ou seja, eles ensinam aquilo que faz (ou que fez) parte da rotina doméstica comum, cujo objetivo é fazer boa comida, não seguir apostilas acadêmicas.
 
“Por exemplo, para dourar a carne, os chefs vão dizer que precisa de óleo, manteiga…Mas a vó dizia que tem que colocar o óleo e um pouco de açúcar – e a gente ensina assim”, comenta Marcos. Prova de que o grande apelo do canal é a facilidade de aplicar os ensinamentos é que as receitas com panela de pressão são as mais acessadas.
 
O vídeo em que ele explica como preparar carne de porco na panela de pressão é, por enquanto, o que acumula maior número de visualizações: mais de 55 mil. Apenas com imagens e texto, eles ensinam como deixar a proteína macia e bem temperada, cozinhando na pressão. Aliás, quando se trata de temperos, o único que eles não usam é a salsa, cujo sabor não agrada a Marcos. Eis aí a origem do nome do canal.
 
Outro vídeo que é cada vez mais visto é aquele em que Marcos fala sobre uma cafeteira, a Mondial Expresso Coffee Cream. Esse também rendeu bastante engajamento, já que diversos usuários compartilharam suas impressões e dicas de uso do utensílio.
Gabrielle é a encarregada das sobremesas. Vinda de uma família que celebra aniversários com quitutes feitos em casa e onde o pudim e o sagu não podem faltar, ela assume o lado doce do canal. “Gosto muito de fazer e de comer doces.”
 
E como Gastronomia e Cultura andam juntas, o casal já se aventurou em fazer vídeos dando dicas de lugares bacanas em outras cidades. As primeiras experiências são sobre dois importantes destinos da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves e Garibaldi.
Nesse embalo, eles também andam fazendo resenhas sobre alguns estabelecimentos do Vale. Como os dois trabalham em outras atividades, o canal ainda não é atualizado como eles gostariam – uma vez por semana. “Mas pelo menos um vídeo por mês é garantido”, afirma ele.

Acompanhe
nossas
redes sociais