Projeto Na Rua

Você

Projeto Na Rua

Alunos da escola Amiguinhos do Jardim participaram de projeto para conhecer melhor a cidade

Por

Projeto Na Rua
Lajeado

O projeto Na Rua surgiu de forma espontânea, quando as educadoras da Amiguinhos do Jardim perceberam, em uma pequena caminhada pelo bairro, as inúmeras informações que os alunos traziam, além de conhecê-los melhor e a sua realidade. De acordo com a educadora Eliane Lima, situações diferenciadas foram promovidas, entre elas, pesquisas com as famílias e na Semana da Criança. “Também teve um passeio à Brinquedoteca da Univates, uma experiência foi muito apreciada pelos alunos, que chegaram em casa cheios de história pra contar”, destaca.

“As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. Então, as aprendizagens são construídas com as pessoas e os espaços”, comenta a educadora Ângela Gonçalves Mota. A interação com adultos e outras crianças ajuda o pequeno a significar o mundo e a si mesmo, a realizar um número crescente de diferentes aprendizagens e a constituir-se como um ser histórico singular.

A ocupação de diferentes espaços é fundamental para a formação integral dos pequenos, amplia a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos, fortalece os vínculos e estimula a socialização. “Uma saída da creche consiste na oportunidade que o grupo tem de ultrapassar o ambiente da sala, podendo conhecer novos lugares e diferentes situações de pesquisa e aprendizagens: uma aventura”, destacam as educadoras Maíra Estela Schu e Marta Rejane Paludo.

A criança certamente usará todos os sentidos nas novas descobertas, o que contribuirá para o seu desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual.

Acompanhe
nossas
redes sociais