Desta vez, o horário de verão começa mesmo. A partir da meia-noite deste sábado, os relógios devem ser adiantados em uma hora, no RS e em outros nove estados, além do Distrito Federal. A medida ficará em vigor até a meia-noite do dia 15 de fevereiro de 2019.
Nos estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, os dias de verão são mais longos. O objetivo, segundo o Ministério de Minas e Energia, é estimular as pessoas e as empresas a encerrar as atividades do dia mais cedo, aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos eletrônicos sejam ligados para reduzir o consumo e a demanda energética no horário das 18h às 21h.
O governo federal reforça que a aplicação da primeira etapa do Enem será mantida para este domingo, dia 4. As informações que circulam pela internet sobre o adiamento da prova são falsas. Em todo o RS, a abertura dos portões dos locais das provas será às 12h e o fechamento, às 13h.
O Ministério da Educação pede que os candidatos se informem por meio do Site do Enem (enem.inep.gov.br) e o aplicativo do Enem (disponível gratuitamente para Android e iOS).
A segunda parte do exame será aplicada no dia 11, em 1, 7 mil municípios. Ao todo, mais de cinco milhões de estudantes estão inscritos.
Previsão do tempo
O Feriado de Finados será nublado no Vale do Taquari. Segundo o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, o sol aparece entre nuvens, porém, entre a tarde e a noite, as condições ficam favoráveis para pancadas de chuva mal distribuídas. O amanhecer e a noite apresentam temperaturas amenas. Já a tarde promete ser um pouco quente. A mínima deve ser de 15°C e a máxima, de 27°C.
No sábado, áreas de instabilidade atuam sobre o estado e provocam pancadas de chuva no Vale, que podem ser ocasionalmente fortes. Mas o tempo apresenta gradual melhora, e não são descartados intervalos com aberturas do sol. A sensação pode ser de abafamento em alguns momentos, com temperaturas entre 17°C e 27°C.
No domingo, o termômetro deve se manter entre 16°C e 26°C, com sol e nebulosidade e pequena chance de precipitação. Já na segunda-feira, a máxima chega a 29°C, sem chuva.
Você prefere o horário de verão ou o normal?
“Eu prefiro o horário de verão, porque com isso a gente pode largar do serviço e ir para casa, ficar com a família. Ainda dá para brincar e fazer muita coisa com o sol ainda alto.”
Raquel Siqueira, 32. Auxiliar contábil, de Estrela
“Em função do meu trabalho, o horário normal é melhor, porque daí a gente dorme na hora certa. Eu tenho que levantar às 5h, então, com esse de verão, na prática, levanto às 4h. Demoro uns 40, 50 dias para me acostumar. Judia bastante.”
Aurélio da Luz, 64. Vigia, de Lajeado
“Pra mim, o horário de verão é ruim por causa do serviço. Eu pego às 2h30min. É ruim por ter uma hora a menos para dormir. O bom é que escurece mais tarde.”
Darciana da Rosa Hunhof, 18. Auxiliar de inspeção, de Lajeado
“Prefiro esse de verão, porque aí sobra mais tempo para o dia a dia. Depois do expediente de trabalho, a gente ainda pode fazer uma caminhada, exercícios físicos. É um dia mais comprido e a gente pode fazer várias coisas a mais.”
Vinícius Mucelin, 28. Frentista, de Lajeado
“Gosto mais do de verão, porque a gente tem mais tempo. Consigo aproveitar mais, caminho um pouco. A gente consegue ter algum lazer.”
Clarinda Carvalho dos Santos, 41. Agente educacional, de Teutônia
“O de verão é bem melhor. A gente tem mais tempo para fazer as coisas. No fim do dia, temos mais tempo com a família.”
Régis Fernando da Silva Kaiper, 23. Soldador, de Lajeado
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br