Yaris sedan: dirigibilidade e economia

Você

Yaris sedan: dirigibilidade e economia

Campanhas publicitárias da Toyota classificam o Yaris como um “veículo feito para o melhor momento da vida”. Lançado para ocupar a lacuna entre Etios e Corolla, o modelo se destaca pelo conjunto econômico, conforto, design arrojado e bom desempenho na estrada

Yaris sedan: dirigibilidade e economia
Vale do Taquari

A versão XLS, topo de linha do Yaris Sedan, chega ao mercado brasileiro com sete airbags, motor 1.5 e até teto solar elétrico que garante mais luminosidade, circulação de ar e um requinte ao modelo da Toyota.

Disputando o segmento conhecido como “compacto premium”, o Yaris tem versões mais equipadas e com acabamento melhorado e ocupa a lacuna entre Etios e Corolla. As propagandas da montadora japonesa classificam o Yaris como o “veículo feito para o melhor momento da vida”.

Nessa segunda-feira, 29, o Auto Giro circulou com o Yaris XLS disponibilizado pela Motolândia Lajeado. O motor 1.5 Dual VVT-i Flex vem recalibrado com 105 cavalos na gasolina e 110 cavalos no etanol.

Com o foco na economia e conforto, o veículo tem desempenho moderado que atende bem as necessidades cotidianas.

Vale ressaltar que o Yaris tem uma média adequada de consumo de combustível. Com gasolina, consegue circular 12,3 quilômetros por litro na cidade e bons 15,4 quilômetros por litro na estrada. Com tanque de 45 litros, é possível andar cerca de 700 quilômetros.

De forma geral, o Yaris cumpre bem a proposta com volante de direção eletroassistida progressiva (EPS) firme, suave e que exige menos consumo. Os freios são rápidos e garantem frenagens fortes em um espaço reduzido.

Já a suspensão tem uma calibragem estável. Mesmo em curvas bem fechadas, o sedan se mostra bem à mão. Em pisos irregularidades, o conjunto filtra uma parte dos buracos e remendos, no geral é suficiente mesmo para regiões onde o pavimento é bem ruim.

“Esse é um veículo moderno, com design arrojado, que atinge todos os públicos-alvo”, afirma o gerente de vendas da Motolândia Lajeado, Valdir Costantin. Para ele, a economia, espaço maior e baixo custo de manutenção são outras vantagens do sedan da Toyota.

Segurança

No quesito segurança chamam a atenção os sete airbags que garantem proteção a todos os ocupantes. São três airbags frontais, dois airbags nas laterais e os airbags de cortina para proteger a cabeça dos ocupantes.

O Yaris tem câmera de ré com linha de distâncias facilitando as manobras e o estacionamento. Outros acessórios na nova versão são o controle de estabilidade veicular (VSC), de tração (TRC) e assistência de subida (HAC), além dos faróis de neblina, isofix para cadeirinha infantil, retrovisor antiofuscante e alarme.

Nos testes de segurança da Asean NCAP, o Yaris ganhou nota máxima na segurança.

Valdir Costantin

Design arrojado

Na parte externa, o sedan apresenta faróis grandes e puxados. A grade diminuta na parte superior reforça o aspecto dos faróis, sendo completado por uma grade enorme sobre o para-choque.

Retrovisores com repetidores de direção e maçanetas cromadas decoram a lateral do Yaris. Na traseira, as lanternas em LED apresentam um aspecto visual harmonioso com o conjunto traseiro. As rodas de liga leve são de aro 15 polegadas e dão um aspecto esportivo ao veículo.

No interior, o modelo XLS apresenta um padrão de acabamento aprimorado. O conjunto de painel é elegante e os instrumentos são de fácil leitura e boa impressão visual. No computador de bordo, é possível calcular gastos com combustível durante o mês.

O volante é de couro e multifuncional. Há ainda os paddle shifts para quem optar pela troca de marcha manual. O console central tem apliques em cinza e multimídia Toyota Play da Harman com tela de 7 polegadas e diversas funcionalidades como GPS da TomTom e Waze.

O veículo é espaçoso, entretanto, a altura é mediana. Quanto ao porta-malas, o Yaris Sedan tem capacidade para 473 litros, suficiente para atender uma família de tamanho médio com comodidade.

Mais equipamentos 

O Yaris conta com bancos ergonômicos e bancos traseiros rebatíveis. A chave é presencial (smart entry), sendo que a entrada e partida e feita pelo toque. O acionamento é por proximidade. O ar- condicionado é automático com filtro antipólen e ar quente.

Ficha técnica

Motor – 1.5
Combustível – Etanol e gasolina
Potência – 110/5.600 (etanol) e 105/5.600 (gasolina)
Torque – 14,9/4.000 (etanol) ou 14,3/4.000 (gasolina)
Aceleração 0 a 100 km/h – 12 segundos (etanol)
Velocidade máxima – 186 km/h (etanol)
Transmissão – Manual de seis velocidades ou CVT Multidrive com sete velocidades
Suspensão – McPherson com barra estabilizada (dianteiro) e eixo de torção com barra estabilizadora (traseira)
Direção – Eletroassistida progressiva (EPS)
Freios – Disco ventilado (dianteiro) e tambor (traseiro)
Pneus – 185/60 R15
Rodas – 15’ de liga leve
Altura – 1.490 mm
Comprimento – 4.425 mm
Distância entre eixos – 2.550 mm
Tanque – 45 litros
Peso – 1.150 quilos
Volume do porta-malas – 473

Acompanhe
nossas
redes sociais