A sede da Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB), no bairro Florestal, recebe hoje cerca de 200 fiéis para a celebração da Reforma Luterana. Com início às 9h, o evento tem como tema central A Reforma Luterana e a Família, com a participação do pastor Martinho Sonntag, vice-presidente de Educação Cristã da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
A celebração é promovida pelas instituições IELB e IECLB. De acordo com a tradição, as duas entidades se revezam a cada ano como responsável pelo evento. Neste ano, a oferta do culto será em prol do Abrigo São Chico, que atende moradores de rua. Os participantes são convidados a doar itens de higiene.
Para o pastor Luís Henrique Sievers, da IECLB de Lajeado, após celebrar os 500 anos da reforma em 2017, a comunidade luterana ingressa agora nos “outros 500.” A instituição precisa se voltar aos novos desafios, conforme o contexto de cada localidade onde atua.
Segundo Siever, o legado de Martinho Lutero permanece fundamental para orientar as relações humanas na construção de uma sociedade mais harmônica. “Deus não espera da gente nenhum esforço no sentido de merecer o seu amor, mas Ele nos convida a nos esforçamos na direção de amar o próximo”, enaltece.