Poucas horas depois da instalação do letreiro com o nome de Lajeado, com a letra “O” substituída por um coração, nessa quinta-feira, 25, diversas pessoas foram às redes sociais para se manifestar contrárias ao investimento da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag).
Por outro lado, fotos de internautas no novo ponto turístico, no Parque Professor Theolbado Dick, se espalharam nas mesmas redes sociais nas quais foram criticadas.
O projeto orçado em R$ 21,8 mil, segundo o governo, tem objetivo de servir como um ponto para registros fotográficos de moradores e turistas.
Cada letra tem 1,3 metro de altura e até 80 centímetros de largura. No total, somando todo o letreiro, são cerca de outo metros de largura – para finalizar a obra ainda falta arborização e jardinagem no entorno.
“Outras prioridades”
Grande parcela das críticas da população se dá pelo fato de o governo ainda não ter suprido demandas que seriam mais urgentes que a implementação do letreiro – como a falta de vagas em creche, investimento em segurança pública ou saúde, por exemplo.
No entanto, o coordenador do Departamento de Agricultura, Carlos Kayser, sustenta que o investimento no letreiro não tirou verba de outras pastas.“Trata-se de um recurso específico de nossa área de turismo, nada tem a ver com tirar dinheiro da educação ou da saúde”, diz.
Preço
O valor investido foi outro desapontamento por parte da população. No entanto, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, afirma que o letreiro foi feito com material de ponta, que resiste a enchente e, em casos de pichações, pode ser facilmente lavado.
“Se a gente não faz nada, o pessoal reclama. Quando faz, o pessoal reclama também. Difícil agradar a todos”, diz. “Se em outras cidade foi um sucesso, por que aqui não seria?”
Ainda segundo Bücker, a escolha do Parque dos Dick para o letreiro partiu pelo fato de local ser o mais frequentado pela população. “É o nosso principal ponto de encontro.”
O que diz a população
A favor
“Melhorou um pouco a vista e ficou mais bonito no Parque dos Dick. As pessoas acabam circulando mais por aqui, o que faz com que o lugar fique mais bem cuidado.”
Gabriel Peixoto, 18
“Este letreiro é uma coisa que valoriza Lajeado. Melhor que nada. Achei bom. O pessoal fala que deveriam investir em creche, mas isso aqui é outra coisa.”
Valdir Seltenereich, 59, jardineiro
Contra
“Tem tanta coisa que precisa ser feita na cidade antes desse letreiro. Quanta gente poderia ter sido ajudada com esses R$ 22 mil?”
Maria Nair, 52, serviços gerais
“É só um enfeite. Colocaram na hora errada. Deveriam ter primeiro arrumado a saúde, educação e segurança, para depois, sim, investir nisso.”
Fábio da Silva, 18, servente de pedreiro
Cristiano Duarte: cristiano@jornalahora.inf.br