Depois de mais de três meses de impasse, a Secretaria de Saúde de Estrela adquiriu uma nova geladeira para armazenar medicamentos no posto de saúde central. Em julho, a Vigilância Sanitária lacrou o equipamento após constatar irregularidades na planilha de controle do termômetro.
Até a próxima semana, o novo aparelho deve estar funcionando. A secretaria aguarda apenas a chegada dos remédios. Trata-se de uma geladeira especial para medicamentos, equipada com bateria, que garante o funcionamento durante 48 horas em caso de queda de energia.
O aparelho tem ainda um sistema automático que envia uma mensagem de celular em caso de queda de energia ou variação da temperatura interna. Ela tem capacidade de 540 litros.
A geladeira antiga segue lacrada. O biomédico da Vigilância Sanitaria, Carlos Henrique Diedrich, explica que antes de a geladeira ser lacrada, os medicamentos foram transferidos para outra. O equipamento é fundamental para o funcionamento do posto pois nele ficam produtos que precisam ser mantidos refrigerados, como a insulina.
Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br