Para homenagear os bons resultados e o comprometimento de alunos das escolas estaduais, municipais e particulares do município, o Rotary Club de Estrela, do distrito 4700, realizou ontem a 16ª edição do Troféu Aluno Nota 10 e a 5a do Troféu Melhor Companheiro. O evento ocorreu às 20h na Soges.
Para a escolha dos alunos vencedores do Aluno Nota 10, os critérios se baseiam no bom aproveitamento escolar por meio de notas ou conceitos, assiduidade, comprometimento, boa conduta e participação positiva dos estudantes. Criado em 2003, o projeto homenageia um aluno da 3ª série do Ensino Médio de cada escola estadual e particular do município, escolhidos pelos professores e diretores.
Já para o Troféu Melhor Companheiro, criado em 2014, a cada edição, são sorteadas duas escolas municipais de Ensino Fundamental, em que um aluno de cada turma do 5º ao 8º ano é escolhido pelos colegas, professores e direção, como o mais amigo e mais prestativo. Este ano as escolas selecionadas foram a Pedro Jorge Schmidt, do distrito de Delfina, e a José Bonifácio, do distrito de Costão.
Na premiação, cada aluno escolhido recebeu um troféu ou medalha e um certificado do Rotary Club Estrela.
Incentivo à educação
Tendo participado de dois mandatos na presidência do Rotary de Estrela, Sírio Scheeren conta que, inicialmente, o projeto que está na 16ª edição foi criado para valorizar o desempenho dos alunos em um incentivo à educação, principalmente premiando as escolas estaduais e particulares.
Com o passar do tempo, no entanto, o município gostou da ideia e as escolas municipais também passaram a receber premiações em um rodízio a cada ano.

Ao todo foram 16 estudantes premiados na edição 2018 do Aluno Nota 10
Rotary Club de Estrela
O grupo de voluntários foi fundado em 10 de março de 1949 tendo como padrinho o Rotary Club São Leopoldo, e teve como primeiro presidente Augusto Frederico Markus.
No evento de ontem, a entidade também celebrou o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, em que foram aceitas contribuições espontâneas para a campanha. O projeto é uma contribuição aos objetivos do Rotary Internacional de erradicar a paralisia infantil no mundo, por meio de arrecadações para as vacinas distribuídas nas áreas ainda afetadas.
Alunos premiados
Troféu Melhor Companheiro
Escola Municipal Pedro Jorge Schmidt
6º ano – Raquel Farias França
7º ano – Mirele Tainá Plentz
8º ano – Pedro Henrique Schneider
9º ano – Rebeca Beatriz Sontag
Escola Municipal José Bonifácio
6º ano – Suelen Susane Martens
7º ano – Guilherme Artur Hauschild
8º ano – Arthur Henrique Meier
9º ano – Sofia Eduarda Schulte
Troféu Aluno nota 10
Colégio Martin Luther – Bruno Luis Weizemann
Colégio Santo Antônio – Sara Luisa Sulzbach
EEEM Estrela – Luana Tais Vicente
EEEM Vidal de Negreiros – Samuel Gomes de Carvalho
EEEB Nicolau Mussnich – Marcos Vinícius Wendt
IEE Estrela da Manhã – Bruna Caroline Hendges