Duster: moderno, confortável e robusto

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Duster: moderno, confortável e robusto

Modelo da Renault tem novo câmbio CVT que alia economia com desempenho. O design e o espaço interno também chamam a atenção e colocam o Duster como uma boa alternativa para quem busca custo-benefício

Duster: moderno, confortável e robusto

“Um SUV do jeito que deve ser: forte”. Assim a Renault define o novo Duster. Na semana passada, o repórter do Auto Giro andou na versão Dynamique X-Tronic, disponível na Concessionária Cannes do grupo JA Spohr Renault, de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Montenegro.

Uma das novidades do SUV da Renault é o câmbio X-Tronic CVT (Transmissão Continuamente Variável), uma das opções mais confiáveis para quem busca economia, robustez e aproveitamento de torque. “O CVT é mais econômico que as transmissões automáticas, mas garante um bom desempenho e custo-benefício”, comenta Júlio Diehl, supervisor comercial da concessionária.

Conforme revistas especializadas, a economia do CVT pode ser de até 10% no consumo de combustível, uma vez que o motor funciona de forma mais uniforme com a faixa de rotação ideal. Tanto no trânsito urbano quanto na estrada, o modelo agrada com condução confortável e linear.

O Duster é equipado com o motor 1.6 SCe de quatro cilindros, com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, tendo quatro válvulas por cilindro, além de coletor de escape integrado ao cabeçote, bem como sistema ESM (Energy Smart Management), que permite a regeneração de energia nas frenagens para carregamento da carga da bateria.

Sem pretensões esportivas, o veículo registra velocidade máxima de 164 quilômetros por hora. A aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora é feita em 12,4 segundos.

Design 

Com um design quase quadrado, o Duster tem linhas que passam a ideia de resistência e valentia. Os faróis são grandes e duplos com grade retangular e acabamento em preto brilhante. O para-choque ostenta uma enorme barra cinza e faróis de neblina.

Na traseira, as lanternas são compactas e estilizadas, enquanto a tampa do porta-malas é volumosa. O nome Duster vai bem grande sobre a placa, enquanto o protetor central em cinza, no para-choque, reforça a durabilidade do modelo. As rodas de liga leve aro 16 polegadas usam pneus altos, série 60 e largura de 205.

Por dentro, tem painel com porta-objetos, difusores de ar circulares, computador de bordo e indicador de marcha, volante grande com comandos de controle de cruzeiro, coluna de direção com comandos de áudio e telefonia, multimídia MediaNav com GPS e câmera de ré.

A cabine reestilizada conta ainda com forração bicolor de couro nos bancos, detalhes em marrom no painel e black piano no console central. O espaço é bom para cinco adultos. O porta-malas é bem espaçoso, com capacidade para 475 litros.

Segurança

O veículo vem equipado com controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TCS), assistente de arranque de subidas e airbags.

Consumo 

Com álcool, o Duster roda 7,1 quilômetros por litro na cidade e 7,9 quilômetros por litro na estrada. Já com gasolina, a média fica em 10,3 quilômetros por litro na cidade e 10,8 na estrada. Os números são de testes feitos pelo Inmetro.

Outras versões 

Além da Dynamique com motor 1.6 e transmissão CVT, o Duster chega ao mercado em versões com câmbios manuais de cinco ou seis marchas e câmbio automático de quatro velocidades. O motor também pode ser 2.0.

Ficha técnica – Duster Dynamique X-Tronic 

Motor – 1.6 cc
Combustível – Flex
Potência (cv/rpm) – 120/5500
Torque (kgfm/rpm) – 16,2/4000
Velocidade máxima – 164 km/h
Aceleração 0-100 km/h – 12,7 segundos
Transmissão – CVT X-Tronic
Freios – Disco ventilado (dianteiro) e tambor (traseiro)
Comprimento – 4329 mm
Largura – 1822 mm
Altura – 1683
Entre-eixos – 2674
Tanque de combustível – 50 litros
Porta-malas – 475 litros

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