A direção da Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam) está otimista com a possibilidade de implantar novos projetos para os jovens e crianças atendidos. Isso porque o prefeito Klaus Werner Schnack e secretário da Saúde Gustavo Zanotelli estiveram esta semana em Brasília e confirmaram a retomada da certificação de filantropia da instituição.
O pedido tinha sido encaminhado anteriormente à Secretaria Nacional de Assistência Social, intermediado pelo gabinete do deputado federal Alceu Moreira e reforçado esta semana por Schnack, com êxito que reflete diretamente na rotina da associação, que atuava desde 2010 sem a certificação.
De acordo com a presidente da Amam, Leda Maris Poletto, os principais benefícios da filantropia são a possibilidade da busca de recursos junto ao governo federal e empresas locais e redução nos encargos sociais – trabalhistas e impostos.
A Amam atua faz 48 anos em prol das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Tem 12 funcionários, 84 alunos de 5 a 14 anos matriculados no contraturno e dez crianças de até 18 anos que vivem no abrigo.
A diretora da Amam, Ingrid Venter Soares, explica que até hoje a entidade se mantém com ajuda da comunidade. Além do empenho de empresas locais, que ajudam com a compra de alimentos e de produtos de limpeza, o governo municipal fornece a alimentação escolar e uma bolsa-auxílio de R$ 152 por criança. O valor cobre a folha de pagamento da associação. Os demais gastos são pagos com ações de arrecadação.
“Sempre fomos muito bem cuidados pelas pessoas de Arroio do Meio e região”. Ingrid foi informada de que a certificação será registrada no fim do mês no Diário Oficial da União.
Ainda em Brasília, Schnack e Zanotelli visitaram os ministérios da Saúde, Educação, Esporte, Integração, Cidades, Cultura e Agricultura, acompanhando pleitos e liberação de recursos de obras em andamento, além de encaminhar novos projetos junto ao governo federal.