O evento Educação na Praça levou os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nas escolas municipais ao encontro da comunidade nesse sábado. Nos gazebos das 20 escolas da rede municipal, projetos sobre os mais variados temas como literatura, saúde, trânsito, reciclagem, história e outros foram apresentados sob as mais diversas formas,
Estudantes do 9º ano, Natália Becker Delwing e Marlon Andrei Ströher apresentaram o jornal Nona Hora. Os alunos da escola Arnaldo José Diel explicaram o processo de criação passo a passo. O projeto surgiu a partir da leitura de uma das obras do patrono da feira do livro deste ano, Antônio Schimeneck.
Outra obra de Schimeneck também inspirou os jovens. Alunos do 8º ano da mesma escola produziram maquetes ilustrando os contos do livro 7 Histórias de Gelar o Sangue.

Cooperativa da escola Leo Joas produz brigadeiros e doces de coco
Cooperativas
Em outro ponto da praça, as cooperativas escolares também apresentaram seu trabalho. Entre elas, a CooperLeo, da escola Leo Joas, do bairro das Indústrias. Fundada em 9 de outubro e com 48 alunos associados, do 6º ao 9º anos, produz doces de coco e brigadeiro.
A presidente é a aluna Maria Eduarda Lemes da Silveira, e as professoras orientadoras são Teresinha Negri e Ângela Schossler.
O estatuto da cooperativa estabelece que 10% da renda obtida com as vendas é destinada para um fundo de reserva e 90% forma um fundo rotativo, que pode ser usado para realização de um curso para os alunos, por exemplo.
“Deve-se ressaltar que é em benefício dos associados e da comunidade escolar. São os alunos que decidem como os recursos serão investidos”, explica Ângela.

Natália e Marlom, do 9º ano, apresentaram o jornal Nona Hora
Integração com a comunidade
O Educação na Praça é uma iniciativa do Executivo, por meio da Secretaria de Educação. Conforme o secretário Marcelo Mallmann, o objetivo é promover a integração com a comunidade e dar visibilidade aos trabalhos produzidos pelos alunos.
A rede municipal de Estrela conta com 11 escolas de Educação Infantil (creches), que atendem quase 1,6 mil crianças. São nove escolas de Ensino Fundamental, com mais de 1,8 mil alunos, das quais cinco têm Educação Infantil, quatro delas no interior.