Cerca de 600 pessoas prestigiaram a solenidade de entrega do prêmio TOP 100. Promovido pelo A Hora, o evento destacou as 285 marcas mais lembradas no Vale do Taquari, conforme pesquisa com 1,5 mil pessoas das microrregiões de Lajeado, Encantado, Arroio do Meio, Teutônia, Estrela e Taquari. As cem marcas mais citadas pelos pesquisados foram agraciadas com o troféu TOP 100.
Diretor geral do Grupo A Hora, Adair Weiss abriu o evento e enalteceu a força do empresariado regional. Segundo ele, mais que um prêmio, o TOP 100 é a consolidação do trabalho e o resultado do esforço diário das pessoas e organizações do Vale.
Conforme Weiss, desde a concepção do projeto TOP 100, a principal preocupação foi em realizar um processo mais justo e correto possível. “Estabelecemos um método, critérios e um rigoroso controle na captação e apuração.”
Para ele, o evento também possibilita fortalecer o movimento de empresários, líderes e cidadãos que se reúnem para debater qual a cidade e a região desejada para o futuro. “O objetivo é criar um ambiente favorável à inovação em nosso entorno.”
Diante das mudanças velozes e constantes na sociedade, Weiss defende a adoção de novos padrões de pensamento, que estejam de acordo com os conceitos de compartilhamento e da colaboração. Segundo o diretor, trabalhar em união é a forma mais vencedora de conceber os negócios.
“Não precisa ser da noite para o dia, mas precisamos desenvolver a confiança e a cultura colaborativa, sem querer tirar vantagem sobre o outro”, assinala. Lembra que os concorrentes já não são mais as lojas instaladas nas nossas cidades, e sim um mundo globalizado que entrega tudo velozmente na porta da casa dos consumidores.
“Concorrentes, podem ser parceiros. Precisamos um do outro para nos desafiar, estimular e encorajar”, acredita. Ressalta ainda a necessidade de investir na educação empreendedora, de forma a implementar nos jovens uma cultura capaz de gerar riqueza e inclusão social.
Para Weiss, a pesquisa TOP 100 dá sinais de que o Vale do Taquari está no caminho certo para alcançar esse salto de desenvolvimento. Ressalta que 90% das marcas mais lembradas são genuinamente locais.
“Uma região desenvolvida precisa ter marcas fortes. Se nos abrirmos para as novas perspectivas e oportunidades, certamente teremos ainda mais sucesso”, destaca. Ele finalizou o discurso desejando que a noite da premiação seja apenas o início de muitas coroações de sucesso das marcas e dos empreendedores da região.
Metodologia e troféu
A pesquisa foi realizada durante 45 dias úteis entre os meses de maio e junho. O trabalho foi desenvolvido pelo núcleo de pesquisa do A Hora, em parceria com o Instituto Nexus.
A metodologia utilizada foi a de amostragem por segmento. Os entrevistados responderam de forma espontânea sobre qual a marca que lhe vem à cabeça quando pensa em determinado produto ou serviço. Eles também foram questionados quanto ao motivo pelo qual a lembrança veio à memória. Entre os atributos apontados estão qualidade, tradição, economia e praticidade.
Os vencedores das 95 categorias e as cinco personalidades mais lembradas da região receberam um troféu desenvolvido por Tomaz Lopes, da empresa lajeadense Export Laser. Foram dois meses de trabalho e dez amostras até chegar ao resultado final.
A peça é composta pelo número 100 em dourado, representando o peso do ouro e a palavra “TOP” em prateado, que remete às pessoas que fazem parte do grupo de destaques empresariais do Vale do Taquari.
ALIMENTAÇÃO – ÁREA INDUSTRIAL
ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES
CONSTRUÇÃO CIVIL, MOBILIÁRIO E DECORAÇÃO
CONSTRUÇÃO CIVIL, MOBILIÁRIO E DECORAÇÃO
SAÚDE
INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES
AUTOMOTIVOS E AFINS
ALIMENTAÇÃO – ÁREA COMERCIAL
EDUCAÇÃO
VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS
COMÉRCIO E SERVIÇOS
Da E para D: Ildo Salvi (Legislativo de Lajeado), Giovana Rossol (Floricultura), Vera Lúcia Ely (Estrela Palace), Patrícia Luiza Ely (Brincasa), Anderson de Lemos Gomes (Fascina), Reloto Breunig (Monn Cherry), Névio Stefainski (GPSNet), Alexandre Cevei Spido (Klima Cold), Roni Robinson Kummer (Ponto da Bike) e Liane Klein (Sebrae)
CINCO PERSONALIDADES
Troféu Master | Cooperativa Languiru, a mais lembrada entre todas as marcas
“O primeiro lugar na pesquisa TOP 100 representa o reconhecimento da viabilidade da pequena propriedade, da qualidade de vida de seus sócios, e a confirmação de que a transformação de commodities em produtos de valor agregado é a grande alternativa, não só para o modelo da cooperativa, mas para todo o país.”
Personalidades destacam força do Vale do Taquari
Os empresários premiados e as personalidades mais lembradas na pesquisa TOP 100 aproveitaram o evento para enaltecer a força econômica da região. Um dos pontos mais citados foi a vantagem das marcas do Vale nas categorias onde existe a concorrência com grandes nomes nacionais e multinacionais.
Diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers se disse emocionado pelo reconhecimento, e destacou o primeiro lugar da empresa na categoria refrigerantes, superando marcas como Coca-Cola e Pepsi. Ele também recebeu o prêmio como Personalidade Empresarial.
Para Eggers, a premiação é resultado da percepção do público quanto ao trabalho realizado ao longo dos anos. “Nossa atuação sempre foi pautada pelo compromisso com a comunidade, participando ativamente de todas as iniciativas que visam o crescimento coletivo.”
Conforme o diretor-presidente da Fruki, o Vale do Taquari é privilegiado diante desse grande universo de empresas de sucesso, e o evento surpreendeu justamente por congregar todos e mostrar a força do empresariado regional.
Diretor da Sorvebom, Martin Eckert enalteceu o trabalho sério e honesto das empresas regionais. Segundo ele, superar marcas como Nestlé e Kibon, no caso do segmento de sorvetes, é muito valoroso. “Poder dizer que uma marca criada por nós, 35 anos atrás é mais lembrada que grandes marcas nacionais é fantástico.”
A força da região também foi enaltecida pelo presidente da Languiru, Dirceu Bayer. À frente da marca mais lembrada entre todos os segmentos, Bayer destacou o ineditismo do evento e a evidência das marcas do Vale. “O resultado foi uma surpresa que nos deixa muito contente.”
Reitor da Univates, Ney Lazzari foi a personalidade mais lembrada na categoria Articulação Regional, enquanto a universidade venceu o prêmio TOP 100 nas categorias Ensino Superior e Ensino à Distância.
Conforme Lazzari, a Univates desempenha o papel de articuladora entre os diferentes atores do desenvolvimento regional, funcionando como nó das redes que interligam o local ao global. Para ele, o resultado do TOP 100 mostra a percepção da região quanto ao papel da instituição. “É reflexo do que a Univates tem construído ao longo dos últimos 50 anos.”
Engajamento social
Personalidade mais lembrada na categoria Social e Comunitário, Léo Katz afirmou que o prêmio TOP 100 é o maior reconhecimento da sua atuação como líder. Ele lembrou seu trabalho como promotor cultural e de apoio à Expovale ao longo dos anos, mas ressalta que a notoriedade se deu devido a construção do presídio feminino e da luta pela reforma da penitenciária masculina.
“Nossa região se destaca por ser pujante, por saber enfrentar seus problemas e pelo caráter de sua gente”, afirma. Conforme Katz, ainda é preciso fazer mais para concluir os projetos necessários para que a região ofereça um futuro ainda melhor para os filhos e netos das gerações atuais.
Escolhido como líder político mais lembrado da região, o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann optou por não comparecer ao evento para receber o prêmio por precaução jurídica, de forma a evitar a interpretações de promoção pessoal.
Representando Mallmann, o secretário da Fazenda de Estrela, Henrique Lagemann, recebeu o troféu e enalteceu o trabalho desenvolvido pelo município. “A pesquisa mostra esse reconhecimento da comunidade.”
Personalidade do ano na categoria líder Artístico e Cultural, o patinador Marcel Stürmer enviou um vídeo de Paris, na França, onde participa de compromissos profissionais. Para ele, o prêmio do TOP 100 é uma honra e representa o resultado do trabalho dedicado a promoção do esporte, das artes e da cultura.
“Minha história sempre foi pautada pelo esporte, mas sempre que possível encaixei a arte na minha vida, fazendo shows e levando o esporte e a cultura até as pessoas”, ressalta. Para ele, o voto das pessoas mostra a relevância dessa atuação.