De vestido e bombacha, vão chegando a Lajeado mais de mil dançarinos tradicionalistas para a 3a etapa Inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2018, que inicia amanhã, às 9h, e encerra no domingo, no Parque do Imigrante.
Os ensaios dos grupos de CTGs já começam assim que um evento acaba, e duram o ano inteiro. O DTG Piazito da Tradição, de Venâncio Aires, vem com cerca de 40 pessoas nas categorias de danças, declamações e a equipe de apoio.
Fundador do DTG, patrão e professor de dança, Bruno Cassariego conta que a satisfação em participar é grande, e que ano passado chegaram às finais. “Não há dinheiro que pague o sentimento de ser finalista e ser reconhecido como um dos melhores grupos de dança tradicionalista do estado”, lembra.
Ao ritmo de músicas gaudérias, dez pares se espalham pela pista para a abertura do concurso no sábado, às 10h. Eles serão os primeiros a se apresentar na prova composta por uma dança de entrada, dança de roda, dança de fila, de pares e de retirada.
Além das danças, o DTG também participa nas modalidades chula, declamação feminina, com duas meninas, e intérprete solista masculino.
Querência da Amizade
Ensaiando aos domingos, feriados e dias da semana até madrugada, o CTG Querência da Amizade, de Bom Retiro do Sul, escolheu a história do município para encenar as danças de entrada e saída do concurso de danças tradicionais da etapa deste fim de semana.
A patroa Maria Delci Klunck conta que o grupo participa todos os anos do evento que é o maior em termos de tradicionalismo da América latina, e que o entusiasmo em participar reflete no empenho de todos os ensaios.
Com dançarinos, declamadores e músicos, os artistas participam de modalidades como danças de salão, gaita piano e declamação feminina.
“Esse evento é importante para levar a nossa tradição à outros municípios e incentivar o contato com essa cultura”, conta.

CTG Querência da Amizade se prepara o ano todo para o encontro
Movimentação na cidade
Arrumando os salões para o evento desde ontem, a coordenadora-geral da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmen da Rosa, conta que o estado é dividido e 30 regiões, que organizam etapas para escolher os finalistas do Enart que ocorre entre os dias 16 e 18 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
As etapas foram divididas em três cidades: Campo Bom, Santo Ângelo e Lajeado, sendo que o último município abrange a Região da Serra, com as Regiões Tradicionalistas (RT) 7ª, 8ª, 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª.
Para receber as invernadas que vêm de longe, a 24a conta com o apoio da secretaria de Educação, que disponibilizou escolas e ginásios para o alojamento dos artistas e familiares. Além disso, alguns CTGs também se colocaram à disposição para o acolhimento.
Entre os locais, estão as escolas Otilia Correa de Lima e Nova Viena, o CTG São Bento, entre outros, incluindo o município de Arroio do Meio, Estrela e região. Geralmente as invernadas começam a chegar na sexta-feira à noite e a comunidade se solidariza para ajudar na localização dos serviços aos visitantes.
Ao fim do evento, serão 11 finalistas da força A e da B dos grupos de dança, e nas demais modalidades, a contagem contabiliza 50% do total de participantes, mais um, para concorrer com os grupos já classificados por meio do Enart do ano passado.
Programação
Amanhã, 20
9h – Palco 1, intérprete solista vocal feminino e intérprete solista vocal masculino
9h – Palco 2, danças de salão
9h – Palco 5, declamação masculina
9h – Palco 6, declamação feminina
10h – Palco 3, danças tradicionais Força B
14h – Palco 4, chula
14h – Abertura oficial do evento
Domingo, 21
9h – Palco 1, intérprete solista vocal masculino, gaita e violão
9h – Palco 2, danças de salão
9h – Palco 4, chula
9h – Palco 5, declamação masculina e causo
9h – Palco 6, declamação feminina
10h15min – Palco 3, danças tradicionais Força A
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br