Tradicionalismo sobe ao palco em Lajeado

LAJEADO - ENART 2018

Tradicionalismo sobe ao palco em Lajeado

Etapa regional ocorre neste fim de semana em Lajeado, com participação de até mil artistas. Representantes dos CTGs buscam um lugar na final estadual, que ocorre em novembro em Santa Cruz do Sul

Tradicionalismo sobe ao palco em Lajeado
Lajeado

De vestido e bombacha, vão chegando a Lajeado mais de mil dançarinos tradicionalistas para a 3a etapa Inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) 2018, que inicia amanhã, às 9h, e encerra no domingo, no Parque do Imigrante.

Os ensaios dos grupos de CTGs já começam assim que um evento acaba, e duram o ano inteiro. O DTG Piazito da Tradição, de Venâncio Aires, vem com cerca de 40 pessoas nas categorias de danças, declamações e a equipe de apoio.

Fundador do DTG, patrão e professor de dança, Bruno Cassariego conta que a satisfação em participar é grande, e que ano passado chegaram às finais. “Não há dinheiro que pague o sentimento de ser finalista e ser reconhecido como um dos melhores grupos de dança tradicionalista do estado”, lembra.

Ao ritmo de músicas gaudérias, dez pares se espalham pela pista para a abertura do concurso no sábado, às 10h. Eles serão os primeiros a se apresentar na prova composta por uma dança de entrada, dança de roda, dança de fila, de pares e de retirada.

Além das danças, o DTG também participa nas modalidades chula, declamação feminina, com duas meninas, e intérprete solista masculino.

Querência da Amizade

Ensaiando aos domingos, feriados e dias da semana até madrugada, o CTG Querência da Amizade, de Bom Retiro do Sul, escolheu a história do município para encenar as danças de entrada e saída do concurso de danças tradicionais da etapa deste fim de semana.

A patroa Maria Delci Klunck conta que o grupo participa todos os anos do evento que é o maior em termos de tradicionalismo da América latina, e que o entusiasmo em participar reflete no empenho de todos os ensaios.

Com dançarinos, declamadores e músicos, os artistas participam de modalidades como danças de salão, gaita piano e declamação feminina.

“Esse evento é importante para levar a nossa tradição à outros municípios e incentivar o contato com essa cultura”, conta.

CTG Querência da Amizade se prepara o ano todo para o encontro

CTG Querência da Amizade se prepara o ano todo para o encontro

Movimentação na cidade

Arrumando os salões para o evento desde ontem, a coordenadora-geral da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmen da Rosa, conta que o estado é dividido e 30 regiões, que organizam etapas para escolher os finalistas do Enart que ocorre entre os dias 16 e 18 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

As etapas foram divididas em três cidades: Campo Bom, Santo Ângelo e Lajeado, sendo que o último município abrange a Região da Serra, com as Regiões Tradicionalistas (RT) 7ª, 8ª, 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª.

Para receber as invernadas que vêm de longe, a 24a conta com o apoio da secretaria de Educação, que disponibilizou escolas e ginásios para o alojamento dos artistas e familiares. Além disso, alguns CTGs também se colocaram à disposição para o acolhimento.

Entre os locais, estão as escolas Otilia Correa de Lima e Nova Viena, o CTG São Bento, entre outros, incluindo o município de Arroio do Meio, Estrela e região. Geralmente as invernadas começam a chegar na sexta-feira à noite e a comunidade se solidariza para ajudar na localização dos serviços aos visitantes.

Ao fim do evento, serão 11 finalistas da força A e da B dos grupos de dança, e nas demais modalidades, a contagem contabiliza 50% do total de participantes, mais um, para concorrer com os grupos já classificados por meio do Enart do ano passado.

Programação

Amanhã, 20
9h – Palco 1, intérprete solista vocal feminino e intérprete solista vocal masculino
9h – Palco 2, danças de salão
9h – Palco 5, declamação masculina
9h – Palco 6, declamação feminina
10h – Palco 3, danças tradicionais Força B
14h – Palco 4, chula
14h – Abertura oficial do evento

Domingo, 21
9h – Palco 1, intérprete solista vocal masculino, gaita e violão
9h – Palco 2, danças de salão
9h – Palco 4, chula
9h – Palco 5, declamação masculina e causo
9h – Palco 6, declamação feminina
10h15min – Palco 3, danças tradicionais Força A

Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais