Com apenas 2 anos, Miguel Vitor Hennika foi diagnosticado com leucemia há cerca de um mês. Acompanhado pela mãe, está internado no Hospital Conceição em Porto Alegre, e precisa de doações de sangue para as transfusões.
A escola Lajeadinho e o governo de Encantado organizam transporte para levar doadores ao hospital neste sábado, às 4h30min, com saída em frente à prefeitura. A expectativa é que consigam cerca de 35 doadores. Seu tipo sanguíneo é O+, mas qualquer doação é de grande ajuda para o banco de sangue do hospital.
Além da campanha nas redes sociais para a reposição de sangue, a escola Lajeadinho recebe doações de leite, alimentos e fraldas para ajudar a família de Miguel, que vive em situação de vulnerabilidade.
Com a mãe, Mariana Hennika, acompanhando o filho no hospital, o trabalho do pai, Alex Sandro da Cunha, não é suficiente para sustentar a família de cinco filhos. Um deles tem apenas 2 meses e, por não conseguir ser amamentado pela mãe, precisa do leite para se alimentar, e por isso os clubes de mães e a sociedade em geral estão deixando suas contribuições na escola.

Miguel Hennika da Cunha foi diagnosticado com leucemia há cerca de um mês e precisa de doações de sangue
Nos fins de semana, os pais se revezam para ficar com Miguel, mas também precisam do dinheiro para a passagem de ônibus nessas ocasiões. O filho de 5 anos do casal estuda na Lajeadinho e a família está feliz com as doações que recebe da escolinha.
Mariana conta que é muito grata pela ajuda que está recebendo. “Fico impressionada como ainda existem pessoas que estão dispostas a ajudar. Recebi muitas mensagens de apoio, doação de fraldas e de leite”, comenta.
Ela acredita que com todas as campanhas de doações o filho vai conseguir todos os doadores de que precisa para as transfusões.
Ajuda a Nicaretta
Lutando contra a leucemia aguda desde fevereiro, Rafael Romeu Nicaretta, 33, recebeu um transplante de medula óssea há alguns meses, do irmão André, 40, com 60% de compatibilidade para o procedimento.
Com o marido internado no Hospital Santa Casa, Sabrina organiza junto com os amigos caronas para levarem os doadores até o hospital. A próxima está marcada para este sábado, às 8h, saindo de Gravataí e passando por Cachoeirinha.

Recuperando-se de um transplante de medula óssea, Rafael Nicaretta precisa da doações de plaquetas
Nicaretta precisa da doação de plaquetas que ajudam na reconstrução da medula. A amiga de Nicaretta, Jessica Nunes, conta que segundo os médicos o ideal é que uma bolsa seja doada por apenas uma pessoa. O banco do hospital aceita qualquer tipo sanguíneo, mas o que ele precisa é B ou O.

Jovem está internada no Hospital de Clínicas
Doações para Karem Rambo
Há oito anos lutando contra a doença, Karem Rambo, 15, está internada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ela precisa de muito sangue para as transfusões e por isso familiares e amigos pedem ajuda para as doações. Neste sábado, uma caravana irá ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde as doações para Karen devem ser feitas.
Desde a semana passada, o hospital registra uma diminuição no número de doadores. Em média, o hospital deve receber cerca de 50 doadores por dia, para conseguir atender a demanda dos pacientes.
Nestes últimos dias, no entanto, a média foi abaixo do esperado, com cerca de 20 pessoas. A assessoria do hospital conta que a falta de sangue pode colocar em risco a realização de cirurgias e transplantes.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br