Os cabelos de Karen Rambo, 15, que antes eram lisos e loiros, escureceram e ganharam ondas. Há cerca de oito anos, ela descobriu a leucemia, um tipo de câncer no sangue que afeta as células brancas da corrente sanguínea.
Internada no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, ela precisa de muito sangue para as transfusões e por isso familiares e amigos pedem ajuda para as doações. Neste sábado, uma caravana se desloca a Porto Alegre, onde as doações para Karen devem ser feitas.
Além disso, outras movimentações pelas redes sociais estão sendo feitas para pedir ajuda. Karen precisa de qualquer tipo sanguíneo.

Karen tem 15 anos e há oito luta contra a leucemia
No ano passado, a jovem fez o transplante de medula óssea, sendo 100% compatível com o irmão, Régis, 18. Mesmo com as dificuldades do procedimento, a cirurgia deu certo e a menina estava se recuperando. Mas em junho deste ano a leucemia voltou e Karen foi internada de novo.
Karen mora em Lajeado e estuda na escola Érico Veríssimo. A mãe, Ingrid Ely Sturmer, conta que estão tratando a doença em Porto Alegre, porque o Hospital de Clínicas tem mais recursos e atendimento humanizado, próprio para o tratamento de crianças com leucemia.
Com necessidade de transfusão de sangue todos os dias, a mãe não tem estimativa de quantas bolsas de sangue a menina precisa. Mas o estoque do hospital está baixo, sendo prejudicial não apenas para a recuperação de Karen, como também para outros pacientes que sofrem da doença ou foram vítimas de algum acidente.
Banco de Sangue do Hospital de Clínicas
Segundo a assessoria de comunicação do Hospital de Clínicas, desde a semana passada, há uma diminuição considerável no número de doadores no hemocentro do hospital, sendo a maior falta das bolsas de sangue do tipo O-, 0+, A-, A+ E AB-.
Em média, o hospital precisa receber cerca de 50 doadores por dia, para conseguir atender as demandas dos pacientes. Nestes últimos dias, no entanto, a média foi abaixo do esperado, com cerca de 20 pessoas. Ainda de acordo com assessoria do hospital, a falta de sangue pode colocar em risco a realização de cirurgias e transplantes.
O horário de funcionamento do Banco de Sangue do Hospital de Clínicas é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e aos sábado, das 8h às 12h (limitado a 80 doadores). Para quem necessita de justificativa de falta ou atraso no trabalho, é fornecido um comprovante.
Bibiana Faleiro: bibiana@jornalahora.inf.br