O uso de câmeras para coibir, prevenir e elucidar crimes será realidade até o fim de 2020. Essa é a previsão do prefeito Jonatan Brönstrup, que quer implantar o sistema no município antes do término do seu mandato. Até novembro, a administração espera contar com o projeto técnico que servirá de referência para a abertura do processo licitatório.
Embora a maioria das características da estratégia ainda está em fase de definição, o Executivo já tem algumas convicções sobre o cercamento eletrônico. Serão 32 pontos a serem monitorados conforme mapeamento elaborado pela Brigada Militar em conjunto com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).
O sistema deverá seguir o modelo recém-implantado em Estrela, por meio da locação dos equipamentos. Entre as vantagens dessa opção, a empresa fornecedora fica responsável pela prestação dos serviços de manutenção. Outro benefício é relativo à constante atualização tecnológica das câmeras. Se adquiridos, os aparelhos podem ficar defasados com o passar do tempo.
Conforme o chefe do Executivo, a administração trabalha agora na obtenção de três orçamentos para definir qual será a empresa a ser contratada para elaborar o projeto que servirá de base para o termo de referência. Com essa etapa finalizada, será possível abrir uma licitação mais precisa, em conformidade com os anseios do município em relação ao circuito.
Brönstrup afirma que há uma grande expectativa da comunidade em relação ao projeto, visto que foi promessa não cumprida de governos anteriores. “Estamos fazendo de tudo para ter o projeto o quanto antes e poder fazer o processo licitatório. Acredito que no começo de 2019 a gente já tenha o início da execução do serviço”, afirma.
De acordo com o prefeito, recursos chegaram a ser incluídos no orçamento municipal de 2018 para o videomonitoramento, mas por “questões burocráticas” e “atrasos”, não foi possível executar ainda neste ano.
Mudança de planos
Em junho deste ano, governo e Consepro haviam firmado parceria para implementar a vigilância por câmeras. Na ocasião, decidiu-se que o conselho ficaria responsável pelo gerenciamento do projeto. Por meio de um termo de fomento, a administração faria repasses à entidade para o custeio, com auxílio de empresas. No entanto, o plano foi modificado diante dos valores estimados.
Conforme o presidente do Consepro, Frederico Dahmer, o tema tem sido pauta permanente das atividades da entidade com a BM e há um grande esforço para que o projeto se torne realidade. Diversas reuniões com fornecedores e visitas a municípios já equipados foram promovidas para identificar as melhores soluções para Teutônia.
“Olhos da BM”
Comandante da BM no município, o tenente Radamés Fabiano Prediger avalia que o sistema “agregaria muito” no serviço policial, especialmente nas táticas de prevenção. Uma vez que cidades vizinhas já contam com a tecnologia, como Lajeado, Encantado e Estrela, seria fundamental que Teutônia também conseguisse implementar, comenta.
Por motivos estratégicos, os locais a serem monitorados ainda não podem ser divulgados. Segundo o comandante, tratam-se de acessos e saídas de bairros, áreas comerciais, pontos de convívio, lugares de eventos tradicionais e zonas com histórico de ocorrências frequentes, entre outras.
O circuito deverá estar articulado com todo o estado e com a cúpula de segurança em Porto Alegre, por meio do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), do governo estadual. A região está mobilizada na busca de recursos para a construção de uma central regional de videomonitoramento, que ficará situada em Lajeado.
Audiência pública
Ontem à noite, a câmara de vereadores sediou amplo debate sobre segurança pública. Proposta pela vereadora Keetlen Janaína Link (PSD), a audiência pública contou com a presença do prefeito, de representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, BM, Polícia Civil e líderes empresariais. A atividade foi promovida a partir de solicitação de moradores do Loteamento 8, no bairro Canabarro, preocupados com a quantidade de roubos e furtos na localidade.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br