Atendendo a reivindicação dos pequenos municípios da região, a Brigada Militar (BM) realiza a distribuição de armamento e promete reforço no efetivo policial.
Em ato no município de Boqueirão do Leão, o responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva, coronel Valmir José dos Reis, e o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Giovane Paim Moresco, entregaram três carabinas.
O comando da BM de Boqueirão do Leão foi contemplado com duas armas 5,56 mm, de fabricação nacional, disparo intermitente e com alto poder de transfixação. “É um fuzil com plenas capacidades para utilização em atividade de maior potencial ostensivo”, comenta Moresco.
Em maio deste ano, o Estado entregou à corporação 150 armas. Dessas, três para o Vale do Taquari e dez ao Vale do Rio Pardo. Barros Cassal também foi contemplado no ato dessa segunda-feira, 15.
Reis garante que nos próximos dias a BM de Gramado Xavier receberá também uma carabina. Na semana passada, a BM de Progresso recebeu uma nova viatura.
“É a resposta às quadrilhas que aterrorizam as cidades do interior. Vamos combater os crimes de alto risco com ferramentas adequadas”, ressalta o coronel Reis. Comenta da centralização de Boqueirão do Leão em relação aos demais municípios e as diversas rotas.
Fala da implantação de um plano para situação de alto risco. “A proximidade com a BR-386 e a quantidade de acessos vicinais diferencia o município e requer maior atenção das forças de segurança”, comenta.
Enfatiza o alto poder de fogo dos fuzis, viabilizando a capacidade de resposta dos policiais em situações ostensivas. “Conseguiram chamar a atenção da BM”, dá o recado aos criminosos.
“Além do trabalho preventivo, também oferecemos suporte para situações críticas. O gabinete de crise entra em ação e mobiliza tropas especiais para atuar”, reitera o coronel.

Cerimônia de entrega teve presença de autoridades públicas e da BM
Reforço no efetivo
Questionado pelo prefeito de Boqueirão do Leão, Paulo Joel Ferreira, Reis promete aumento do efetivo dentro dos próximos três meses. “Aprovados no concurso, 120 estão em formação e tão logo atuarão no policiamento ostensivo. Após o curso, serão distribuídos na região”, ressalta o coronel.
Cercamento eletrônico
Outro ponto abordado durante a entrega das armas é o uso da tecnologia a favor da segurança pública. Destacam a luta do Vale do Rio Pardo pelo cercamento eletrônico utilizando câmeras inteligentes interligadas ao comando regional e ao Centro Integrado de Operações (CIOp) em Porto Alegre.
Ferreira defende o projeto no consórcio Cipae G8. “Buscamos nos municípios consorciados a implantação de câmeras de monitoramento, facilitando o trabalho de investigação e inibindo ações criminosas”, ressalta o presidente do G8.
Este semestre já contabiliza dois assaltos a instituições financeiras em Boqueirão do Leão. Ambos aconteceram durante o dia e clientes foram feitos reféns. O plano proposto pelo comando regional da BM busca inibir ações e dar condições aos policiais em caso de confronto.
Felipe Neitzke: regional@jornalahora.inf.br