Advogada por formação, Ellen Cristine Ely, 32, se encontrou mesmo na produção de sucos. A experiência com os trâmites legais é aproveitada para deixar o empreendimento de bebidas nos conformes. Foi depois de conseguir o registro no Ministério da Agricultura (Mapa) que ela começou a operar oficialmente na sala 104 do número 229 da rua Fialho de Vargas, em Lajeado.
A ideia de ter um negócio próprio surgiu depois que a filha começou a ir para a escolinha. O vazio deixado na rotina, a preocupação em ter que se ausentar do trabalho para poder atender a pequena se fosse preciso e o gosto por fazer sucos naturais foram os ingredientes para fundar a Amigo Suco.
Os primeiros passos começaram em outubro do ano passado. De lá para cá, já conquistou o paladar da família, de amigos e de muita gente que opta por uma alimentação saudável. O sabor mais pedido é o de abacaxi com morango. Mas ainda é possível escolher entre outras quatro opções: beterraba com laranja; cenoura, laranja e gengibre; couve, laranja e gengibre; e abacaxi, pepino, couve e gengibre.
Segundo Ellen, os sucos não levam água, açúcar ou adoçante, nem conservantes. O produto surge da prensagem a frio, uma forma de extração que preserva a essência dos nutrientes das frutas e verduras. Como não há oxidação nem perda de enzimas, os ingredientes são aproveitados ao máximo. “É considerado um suco vivo.”
Ellen comenta que a maioria dos produtos feitos por esse método são vendidos congelados, mas ela prefere oferecer a bebida fresca. Na garrafa, o suco tem validade de três dias e, após aberto, deve ser consumido em 24 horas.
São vendidos em embalagens de 310ml (R$ 10) e de 500ml (R$ 13), exceto os de abacaxi e morango e o de abacaxi, pepino, couve e gengibre, que são comercializados apenas nas embalagens de 310ml. Os pedidos podem ser feitos pessoalmente, pelas redes sociais. A retirada é feita no local, a partir das 10h.
Por enquanto, as bebidas do Amigo Suco só podem ser vendidas diretamente ao consumidor final. Contudo, a empresária já trabalha para poder distribuir em outros estabelecimentos. Para tanto, aguarda a conclusão do registro dos produtos no Mapa.