Pioneiro no município, o restaurante japonês Minato Mirai celebra seis anos neste mês. Consolidado como referência em Lajeado e região, preza pela qualidade nos produtos e atendimento. Reflexo do empenho, recebeu pela quinta vez consecutiva o título de melhor restaurante da cidade pelo aplicativo Trip Advisor, plataforma de avaliações para clientes.
Conforme o sócio-proprietário e idealizador do empreendimento, Julian Barth, o negócio começou após pesquisa de mercado sobre culinária especializada no município. O levantamento constatou oferta gastronômica limitada. Por ser o primeiro no segmento da culinária oriental, encontrou dificuldades para formar a equipe. “Não havia mão de obra qualificada. Era algo novo na cidade e na região. Precisei procurar fora e formar meu pessoal”, relembra.
A partir dessa necessidade, conheceu o sushiman André Luiz, de Porto Alegre. Com experiência em restaurantes japoneses na capital, aceitou a proposta de implementar a gastronomia oriental no Vale do Taquari. Em 2018, após anos de trabalho e consequente sucesso do Minato Mirai, André se tornou sócio-proprietário do empreendimento.
Após seis anos, Barth avalia a trajetória do restaurante e se orgulha do resultado. “Olhando pra trás, toda a experiência que adquirimos nos dá mais força para crescer e ter ambições de expandir. São seis anos trazendo o melhor da gastronomia para a cidade e o melhor atendimento aos nossos clientes”, finaliza.
Pioneirismo inspirador
O Minato Mirai iniciou novo nicho de mercado. A partir da adesão dos consumidores e repercussão do negócio, inspirou a abertura de outros empreendimentos no mesmo ramo. Apesar da concorrência, Barth ainda percebe espaço em Lajeado. “Nos sentimos muito felizes por esse sucesso e acredito que a cidade tem espaço para outros tipos de gastronomia”, diz. Para ele, o diferencial do Minato Mirai está no recebimento, manipulação e entrega do produto aos clientes.
Qualidade e inovações
Uma das principais preocupações dos sócios é a qualidade dos produtos. Apenas peixes frescos de fornecedores confiáveis são servidos. Todo o processo, tanto de escolha das mercadorias até a entrega do prato aos clientes, exige cuidados. “Cozinho como se fosse para a minha família”, afirma André.

André Martins é o sushiman do Minato Mirai
Ainda de acordo com ele, as opções oferecidas no menu e as novidades apresentadas ao clientes sempre são planejadas. Todas as criações de molhos e decorações surgem de tendências, pesquisas e testes. “As pessoas veem o prato pronto e nem imaginam quantos meses levamos para elaborar”, explica.
Minato Mirai Sushi Delivery
Com variado cardápio, ambiente refinado e atendimento diferenciado, o restaurante ganhou espaço e clientela. Em pouco tempo de negócio, surgiu a procura por tele-entregas. No início, todas as demandas eram atendidas no mesmo local. No entanto, um ano após a inauguração do restaurante, a intensa adesão resultou na abertura da unidade Minato Mirai Delivery.
No espaço físico destinado aos pedidos de tele-entregas, é possível comprar peixes frescos. “Disponibilizamos o salmão fresco utilizado na nossa cozinha para compra, em embalagens A vácuo, na quantidade desejada pelo consumidor final”, revela.

Qualidade do produto e cuidado no manuseio são diferenciais do restaurante
Além de fazer o pedido por telefone e pessoalmente, os clientes podem solicitar as refeições on-line, pelo aplicativo do restaurante. “Fomos os primeiros com pedidos on-line. A partir deste ano, implantamos o aplicativo próprio”, observa. As compras via internet também geram pontos para troca por produtos.
Nathália Lauxen: nathalia@jornalahora.inf.br