Ter cabelos brilhosos, macios e esvoaçantes, unhas fortes e uma pele lisinha é objeto de desejo de muitas pessoas e se alimentar de maneira correta é um dos primeiros passos para chegar a um bom resultado. De acordo com Kátia Berbieri Becker Delwing, nutricionista especialista em dietoterapia nos ciclos da vida, cabelos, pele e unhas frágeis são alguns dos sintomas que indicam deficiências de nutrientes no organismo.
Conforme Kátia, a ciência nos prova a cada dia que é possível atuar profissionalmente na idade biológica por meio da escolha de um estilo de vida saudável, atividade física, alimentação balanceada, relações gratificantes e prazerosas. “A base de um cardápio estético deve ser de baixo índice glicêmico. Ricos em alimentos funcionais e em quantidades ajustadas para cada indivíduo. Por isso a importância de um profissional nutricionista para a prescrição”, diz.
Nutrientes para o verão
Conforme Kátia, os nutrientes mais importantes pensando na saúde da pele, unhas e cabelos são as vitaminas lipossolúveis A, D, E, vitamina C, cálcio, oligoelementos como selênio, silício, magnésio, zinco e quantidade de água suficiente a cada organismo. Confira algumas dicas:
Para tratamento de acne e queda de cabelo
Gema de ovo, mamão, manga, espinafre e fígado são boas fontes de vitamina A. Abóbora, agrião, batata-doce, brócolis, cenoura, couve e damasco são fontes de betacaroteno.
Proteção da pele contra os raios UV
Abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, morango, pimentão e tomate são fontes de vitamina C. Já para combater o envelhecimento precoce da pele, grãos integrais, castanhas do Brasil e peixe são fonte de selênio e auxiliam no renovação celular.
Para o bronzeado
Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno. “Essa substância protege o corpo por ser um poderoso antioxidante e ajuda na formação de melanina promovendo aquele bronzeado bonito”, indica Kátia.