O projeto de construção da nova Escola Municipal de Educação Infantil do bairro Santo Antônio foi apresentado ontem no gabinete do prefeito Marcelo Caumo.
Com investimento estimado em R$ 2,1 milhões de recursos próprios do governo municipal, a previsão de início da obra ficou para o fim deste ano ou início de 2019. O projeto deve ser encaminhado para licitação nos próximos dias.
A nova creche ofertará vagas para pelo menos 188 crianças de até 5 anos em turno integral.
Austeridade
De acordo com o prefeito, a viabilidade da obra é fruto da austeridade administrativa. “No começo do mandato, diminuímos secretarias e reduzimos a máquina pública”, salienta. “Resultado nestes dois anos de economia, recuperamos a capacidade de investimento municipal.”
Outro ponto ressaltado foi o compromisso do governo com a educação. “Uma prioridade de nossa administração. Temos orgulho de apresentar esse projeto para a comunidade”, frisa.

Nova creche será construída próxima aos residenciais Novo Tempo I e II, no Santo Antônio
Sustentabilidade
A arquiteta Rute Driemeyer, da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (Seplan) e responsável pelo projeto, ressalta o aspecto sustentável da nova creche. “Teremos três cisternas que vão captar a água da chuva. Com isso, irrigaremos a hora da escola e abasteceremos os banheiros”
Além disso, o projeto também é equipado para que, no futuro, gere energia solar por meio de telhado com sistema fotovoltaico, trazendo sustentabilidade e economia para o orçamento municipal.
A estrutura
A nova escola será construída na rua Arnoldo Uhry, próximo aos residenciais Novo Tempo I e II e à Unidade Básica de Saúde (UBS) Novo Tempo, que também está em construção.
O prédio contará com dez salas, sendo duas multiuso, área coberta que conectará os dois blocos, solários e estacionamento com 16 vagas.
A creche terá área construída de 1,5 mil metros quadrados, num terreno de 3,8 mil metros quadrados. Serão cinco pátios divididos e ocupados por crianças de acordo com faixa etária.
“Temos feito um grande esforço de gestão para qualificar os nossos professores e nossas escolas”, afirma a secretária de Educação, Vera Plein.
A nova escola contará também com dois corredores verdes, onde serão desenvolvidas atividades com horta. “Queremos colocar as crianças em contato com a sustentabilidade desde cedo”, comenta a arquiteta Rute.

Obra será custeada com recursos próprios do governo Caumo
Em obras
Outras duas escolas infantis permanecem em obras no município. A creche do bairro Conventos, iniciada ainda na administração passada, passou por problemas burocráticos e chegou a ser suspensa. Porém, foi retomada pelo atual governo e deve ser inaugurada ainda este ano.
No bairro Bom Pastor, a previsão de entrega fica entre o próximo ano e 2020. Ambas terão capacidade para 188 crianças. Juntas, as três novas creches oferecerão mais de 500 novas vagas.
Fábio Kuhn: fabiokuhn@jornalahora.inf.br