Unifrater compartilha técnicas agroecológicas

Estrela

Unifrater compartilha técnicas agroecológicas

Espaço será usado para oficinas e atividades práticas voltadas a agricultores familiares

Unifrater compartilha técnicas agroecológicas
Estrela

Cerimônia na manhã dessa sexta-feira, 5, marcou a inauguração da sede da União Fraterna

Pró-Terras (Unifrater), na Linha Delfina. Sem fins lucrativo, a organização usará o espaço para disseminação de conhecimentos e técnicas para agroecologistas. O evento reuniu cerca de 100 pessoas, incluindo produtores, autoridades políticas e líderes religiosos.

Conforme o presidente da entidade, João Pedro Schmidt, a área foi doada pela família Schmidt para ampliar a capacidade da organização. O espaço tem cerca de 300 metros quadrados, com uma ampla sala de reuniões, cozinha, dormitório e sanitários, além de um galpão para sediar aulas práticas e capacitações.

O objetivo é transmitir técnicas relacionadas à agricultura, como olericultura, paisagismo, culinária, apicultura, silvicultura, entre outras, com base nos conceitos da sustentabilidade e práticas ambientalmente corretas, num trabalho voltado a pequenos produtores e estudantes.

Fundada em outubro de 1983 por jesuítas e franciscanos, a Unifrater surgiu como uma espécie de cooperativa, congregando trabalhadores rurais sem propriedades de terra. Com foco na sustentabilidade e sem o uso de agrotóxicos, a entidade hoje conta com 14 famílias que produzem os próprios alimentos.

Embora ainda seja voltada à cultura de subsistência, a organização tem planos de ingressar no mercado convencional de alimentos. Para isso, três estufas serão construídas para o cultivo de morangos e hortaliças. Além disso, serão produzidos doces e artesanato.

A nova sede ganhou o nome de um dos idealizadores do projeto, Frei Eugênio Schmidt, primeiro presidente da entidade, também presente no evento. Após o descerramento da fita inaugural, houve celebração de culto ecumênico e discursos políticos e líderes comunitários. Participaram os prefeitos de Estrela, Rafael Mallmann, e Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais