Uma das principais vias do bairro Moinhos, a avenida Presidente Castelo Branco, tem 65 buracos no 1,6 quilômetro de extensão. A contagem foi feita pelo Mapa da Cidade na manhã dessa terça-feira, 2.
Um dos piores trechos, para quem vem da rua Carlos Spohr Filho até a rodoviária, fica no ponto conhecido como a Cohab. Em vários locais, o asfalto se deteriorou e é possível ver o paralelepípedo.
No sentido oposto, outro ponto crítico está nas proximidades da Sorvebom. Na terça-feira, uma equipe do Executivo tapou buracos maiores desse local com pó de brita.
Cobrança por melhorias
Sérgio Gilmar de Farias, 60, é um dos moradores que reclama das condições da via. Para ele, a situação da rua está piorando e os serviços de tapa-buracos são insuficientes. “É como remendar uma calça e depois ir trabalhar na roça. Logo vai ter buraco de novo”, relaciona.
Ele reside no Moinhos faz três décadas e relata que a avenida tem movimento constante. Por isso, pede mais atenção do governo.
Críticas nas redes sociais
Na página Fiscaliza Lajeado, fotos dos buracos na avenida e uma crítica à falta de manutenção foram postadas por uma pessoa que pediu para não ser identificada. Outros seguidores da página apoiaram a publicação e destacaram a dificuldade em desviar de tantos buracos.
Melhorias a partir de hoje
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Fabiano Bergmann, o Executivo fará um recapeamento na avenida. A ideia é iniciar os trabalhos hoje, 4, e se estender até sábado, 6.
“Vamos fazer um trabalho parecido com o que foi feito na rua João Abott, com fresagem do asfalto ruim e colocação de uma camada asfáltica nova”, informa Bergmann. O trabalho será feito com as máquinas públicas.
Além da Castelo Branco, outros trechos na rua Bento Rosa, avenidas Beira Rio e Alberto Pasqualini e rua Duque de Caxias também devem receber recapeamento.
Fábio Kuhn: fabiokuhn@jornalahora.inf.br