Foi quando venceu a 14ª edição do festival que Lucas Brolese decidiu: estava na hora de lançar o disco próprio. A ideia já estava viva na cabeça do músico e o prêmio trouxe a certeza. Brolese se inscreveu para a 14ª edição a pedido de um amigo compositor, de quem interpretou uma canção.
“Escrevi uma música minha para aproveitar a ida e acabei ganhando o festival. A partir dali, eu passei a acreditar mais na minha carreira de compositor”, revela.
O disco está gravado e será lançado ainda este ano. As gravações foram feitas em quatro países: Brasil, Estados Unidos, Cuba e Costa Rica.
Lucas integra o grupo Vocal em Cena, que criou em 2012. Para ele, festivais como o Canto da Lagoa são importantes pois dão visibilidade em termos de público e consagram o músico entre os outros artistas da região.
Ele prepara uma música para inscrever nesta edição, mas ainda não sabe se sua agenda permitirá que participe.
Mais de 200 inscritos
A 15ª edição do l Canto da Lagoa ocorre entre os dias 23 e 25 de novembro. As inscrições encerram no dia 15 de outubro. Mais de 200 canções já foram inscritas. Segundo o coordenador da organização, o número ainda deve crescer bastante.
“A maior parte das inscrições é da fase nacional. Nas fases regional e estudantil, tem muita gente preparando as músicas. Na estudantil, por exemplo, ainda não tivemos inscritos”, afirma o coordenador do evento, Luciano Moresco.
O festival será realizado no Ginásio Municipal de Encantado. Na primeira noite, ocorre a etapa regional, com 12 músicas em disputa. Serão selecionadas quatro para disputar a etapa nacional, no dia 24. Entre as apresentações dos inscritos e o resultado, haverá o show da dupla Kleiton e Kledir.
No sábado, é a vez da etapa nacional. Sobem ao palco os dez selecionados mais os quatros que passarem da etapa regional. Após a premiação, a dupla Fernando e Sorocaba se apresenta atrás do ginásio. No domingo, ocorre a 3ª etapa da Canto da Lagoa Estudantil.
Para o show de Fernando e Sorocaba, serão vendidos ingressos entre R$ 25 e R$ 120. As demais atividades são gratuitas. A organização receberá doações de brinquedos e alimentos não perecíveis.
Músicos internacionais
Uma novidade neste ano é a abertura das inscrições para músicos de outros países. Duas canções de autores uruguaios estão inscritas. Músicos chilenos e argentinos também fizeram contato com a organização e devem enviar as músicas em breve.
“Decidimos ampliar as inscrições para países vizinhos nesta edição. Eles serão incluídos na etapa nacional, apesar do nome”, explica Moresco.
História do festival
Foi no meio de uma churrascada, no verão de 1993, que um grupo de amigos decidiu criar um festival em Encantado. À beira da Lagoa da Garibaldi, cartão-postal da cidade, nasceu a ideia do Festival Canto da Lagoa.
A primeira edição ocorreu em março daquele ano. Sem exigências em relação a músicas inéditas, o evento reuniu mais de 70 grupos, a maioria com canções de outros artistas. No ano seguinte, passou a valer a regra da maioria dos festivais competitivos: só podem ser inscritas música inéditas.
O festival evolui e a estrutura da Lagoa fica pequena. O evento passa a ser realizado no Ginásio Municipal. Outra mudança que veio com o tempo foi a abertura a outros estilos além do tradicionalismo.
Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br