A turma do nono ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, de Lajeado, finalizou na última sexta-feira, 28, um extenso trabalho que aproveitou a curiosidade dos alunos sobre o período das eleições para explanar sobre o significado e funcionamento da política no Brasil atual. Interligando as disciplinas de língua portuguesa e história, a turma se dividiu em cinco grupos criando partidos políticos fictícios a fim de entender como eles funcionam.
Com auxílio dos professores Edinéia Bruxel Ritt e Anildo Giacobbo, os estudantes pesquisaram sobre o papel de cada governante, dos ministérios, planos de governo e polarizações políticas. De acordo com Giacobbo, os alunos puderam entender de que maneira a política exerce poder sobre a sociedade e quais são as suas formas. “Fazendo uma análise da história, desde a origem da democracia até os dias de hoje, os alunos puderam refletir sobre os diferentes interesses de cada setor e classe social, bem como tirar as próprias conclusões a respeito da realidade brasileira”, conta.
Para trazer mais embasamento ao projeto, os cinco grupos simularam estar participando de eleições presidenciais. Os jovens elaboraram planos de governo abrangendo economia, saúde, educação e políticas sociais, entendendo suas estruturas básicas e embasando suas propostas em pesquisas quem foram discutidas ao longo de três debates eleitorais na escola.
De acordo com Edinéia, os alunos tiveram que desenvolver na prática a capacidade de argumentação e oratória de cada um. “Em um debate de presidenciáveis os alunos precisam ter argumentos, coesão na fala e muito conhecimento adquirido. Foi uma experiência enriquecedora para todos eles, incluindo o oitavo ano que assistiu o último debate”, explica.
Candidatos da escola
Cinco alunos foram escolhidos pelos grupos para representarem os partidos, entre eles Ana Carolina Dienstmann Schneider, 14, que disputou a eleição da escola com o nome fictício Valentina. Ela considera importante as escolas trabalharem historicamente a consciência geral dos alunos sobre eleições. “Antes desse projeto, nós éramos leigos no assunto, agora aprendermos a pesquisar quem são e o que fizeram os nossos candidatos que disputam a presidência do Brasil”, elogia.
Para o colega Kleyton Leonardo Moraes, 14, conhecer a origem dos partidos e ideologias políticas ajuda o aluno a entender sua realidade e a procurar sozinho um candidato que mais se identifique. “A gente abre a cabeça e olha todos os lados antes de escolher um pelo qual lutar”, diz.
Já Diana Sinfronia, 15, o projeto ampliou os conhecimentos da turma e facilitou o entendimento da realidade brasileira. “Foi bacana porque inclusive podemos transferir conhecimento para a nossa família, que muitas vezes não teve acesso ao ensino”, reflete. O colega Kleber Eduardo Neiland, 15, conta que percebeu que parte da sociedade é formada por analfabetos políticos. “Se a gente não tem o mínimo de base histórica e de retórica não consegue identificar o candidato mais adequado”, afirma.