Sucesso absoluto. Assim os organizados classificam a primeira edição do Teutônia Moto Fest. O evento ocorreu entre os dias 28 e 30 de setembro e reuniu mais de sete mil motociclistas gaúchos, parananenses, catarinenses e até uruguaios.
Entre os destaques do encontro, estava a programação musical que contou com mais de dez bandas e DJs. Atenção também para a apresentação de Charles Master (programada para sábado, mas adiada para domingo devido à chuva). Outro ponto alto foi a apresentação da Banda Rock and Beer, reunindo ícones do rock gaúcho como Rafael Malenotti, Alemão Ronaldo e Duda Calvin.
Durante o evento, foi entregue uma placa comemorativa dos 20 anos da equipe Mano Martins em encontros de motociclistas.
No sábado e no domingo, a apresentação de manobras radicais com a equipe Arte & Equilíbrio e participação do Motoqueiro Fantasma também movimentou o público.
Juninho Martins, um dos organizadores, destaca que a primeira edição superou as expectativas, mesmo com as condições meteorológicas adversas. “O público foi fantástico e o nome de Teutônia evidenciado”, ressaltou.
A comissão organizadora agradece os patrocinadores: Sul Extintores, Valecross, Languiru e governo municipal. Apoio do Hotel Tirol, Restaurante Sal a Gosto e Posto Nativus. O evento beneficia os Bombeiros Voluntários de Teutônia.
Galeria de fotos
Impacto positivo no comércio local
Toda a programação ocorreu na Associação da Languiru, entretanto, a economia local também foi beneficiada com a vinda de milhares de turistas.
Conforme os organizadores, bares, restaurantes e supermercados receberam o público, bem como os postos de combustíveis que abasteceram filas de motocicletas. A rede hoteleira esteve toda ocupada. Exemplo disso é o Hotel Tirol, do bairro Languiru, que já estava com a lotação máxima dos quartos uma semana antes do evento.
Inspiração no Teutomoto
De 2001 a 2012, outro evento motociclístico reunia multidões em Teutônia. Era o Teutomoto organizado pelo Borrachudos. “Fizemos sete edições ao todo. A sexta delas foi reconhecida como o melhor encontro do estado”, relembra Vilson Cardoso, o “Vovô”, 58 anos.
Devido a dificuldades na legislação, Cardoso destaca que o Borrachudos parou de realizar o evento. Entretanto, nas andanças pelo estado, ressalta que muitas pessoas pediam pela volta da programação. “Foi muito legal essa primeira edição da Teutônia Moto Fest. Já tem gente aguardando pela próxima”, comenta.
Galeria de fotos
Na opinião de Osmar Dias da Silva, 46, participar de encontros de motociclistas possibilita conhecer novos locais e interagir com culturas diferentes. “É um encontro de amigos. Nos reunimos por causa das motos, mas falamos de muitas coisas”, cita.
A realização da Teutônia Moto Fest teve participação dos motogrupos de Teutônia Borrachudos, Kiviks Riders, Eisenbahn e Pretinhas do Asfalto, além da chancela da Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul (AMO/RS).