Estimular o surgimento de novos negócios na cidade é o objetivo da Semana Municipal do Empreendedorismo. O evento chega à 6ª edição a partir desta segunda-feira, 1º, e estima a participação de cerca de 500 pessoas. As atividades são organizadas por entidades empresariais de Encantado com apoio da administração municipal.
Palestras, workshops, debates e seminários fazem parte das atrações. A semana é voltada a estudantes, empresários e pessoas interessadas em montar negócios nos mais diversos ramos. Os assuntos a serem tratados são relativos às áreas de turismo, tecnologia, comércio, indústria, agropecuária e serviços.
Conforme o diretor-administrativo da Lume Centro de Educação Profissionalizante – entidade promotora –, Luciano Fontana, o propósito é incentivar a cultura do empreendedorismo, por meio da troca de conhecimentos e experiências. Segundo ele, a finalidade é incitar iniciativas inovadoras e criativas, mesmo dentro de um município de pequeno porte, como Encantado.
Entre os destaques da programação, estão oito apresentações de cases de empreendimentos bem-sucedidos na região. Uma palestra sobre tendências no mercado de alimentos será promovida pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Agroindústrias, Fundação Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo (Faterco) e Uergs, às 19h, na segunda-feira.
Para quarta-feira, a Associação Comercial e Industrial (Aci-E) prepara o Almoço Empresarial com a empresária do segmento gastronômico Latoya Brum. Na quinta-feira, às 19h, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realiza a palestra Liderança para Resultados – O papel do líder nos times da mudança, com a empresária Cinara Solange Garcia.
Com exceção do Almoço Empresarial, todas as atividades são gratuitas. Mais informações e programação completa estão disponíveis em www.empreendedorismoencantado.com.br.
Fórum de Turismo
A programação inicia com o 1º Fórum Municipal de Turismo. Organizado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e Executivo, o evento ocorre na segunda-feira, às 14h, na prefeitura.
De acordo com a secretária-geral de governo, Joanete Cardoso Masiero, a Semana Municipal do Empreendedorismo é fundamental para a projeção do turismo local. Recentemente, o governo reativou o Conselho de Turismo, depois de 21 anos, ciente do “alto potencial” do setor no município.
“Valorizar o turismo significa nos organizarmos para planejar, criar e mobilizar a comunidade em prol de iniciativas de baixo investimento e de grande impacto social e econômico. Vemos, no turismo, inúmeras oportunidades de empreendedorismo, e essa união só pode atrair coisas boas para Encantado”, ressalta.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br