A Ferrari revelou na semana passada uma nova dupla de supercarros: os Monzas SP1 e o SP2. Batizada de Icona, a nova categoria tem produção limitada e traz o motor V12 mais potente já usado por um bólido da fabricante italiana. A velocidade máxima supera 300 km/h. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos.
Conforme a Ferrari, os novos modelos fazem alusão aos icônicos carros de corrida da década de 1950. Os nomes foram inpirados no 750 Monza e no 860 Monza, veículos que somaram inúmeras vitórias no World Sports Car Championship.
A nova Ferrari Monza SP1 traz um interior capaz de acomodar somente o motorista, enquanto a Monza SP2 tem dois lugares. Esse segundo modelo teve a cobertura superior removida e adotou também uma barra de proteção para separar o piloto e o passageiro e pequenos para-brisas para gerenciar o fluxo de ar na cabine.
Os dois modelos têm detalhes diferenciados como faróis, lanternas, rodas e carroceria construída com fibra de carbono. Há também portas compactas que se abrem para cima.
Os veículos medem 4,65 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,15 m de altura. O peso seco é de 1,5 mil quilos no caso do Monza SP1. O Monza SP2 é 20 quilos mais pesado. Até o momento, não há previsão de quantos exemplares serão produzidos e qual será o preço.