O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (CONSISA) promoveu ontem um Seminário Regional de Inspeção, com o tema “A arte de produzir alimento seguro e saudável”.
O evento foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio (Acisam), com apoio da Emater/RS, CODETER, CODEVAT, AMVAT, ASAMVAT e Regional Sindical do Vale do Taquari.
O Seminário contou com a participação de mais de 120 pessoas de 40 municípios, representando entidades, agroindústrias, prefeituras e consórcios públicos.
A primeira palestra abordou o tema “A importância do SIM no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI)”, com Ariel Lima do SIM de Santana do Livramento.
Na sequência, o coordenador do Departamento de Inspeção Sanitária, Adriano Becker, falou sobre a questão do SISBI pelo Consisa. Ainda pela manhã, João Carlos Taffarel, da Embrapa Uva/Vinho, falou sobre “Princípios básicos para elaboração de vinho e programas de certificação de vinhos”.
A tarde iniciou com a médica veterinária do SIM de Nova Petrópolis, Raquel Mesquita, falando sobre “Certificação de origem de queijos artesanais”.
O tema escolhido para o semni[ario teve como finalidade incentivar as agroindústrias locais à produção de alimentos saudáveis e devidamente inspecionados, fabricados dentro dos padrões de higiene, apropriados ao consumo humano.
O prefeito de Arroio do Meio, Klaus Werner Schnack, reforçou que a busca pelo Sisbi permite abrir portas para que os empreendedores locais comercializem seus produtos em todo o país. “Considerando que o Vale do Taquari é visto como vale dos alimentos, abre-se uma oportunidade única de alavancarmos a economia dos municípios, abrindo mercados consumidores, agregando valor e renda aos empreendedores locais”, discursou.