A igreja da Linha Wink, no interior de Estrela, foi atingida por uma descarga elétrica na manhã dessa segunda-feira, 24. O raio destruiu parte da torre, causou destelhamento e estragou o forro. As instalações elétricas também ficaram comprometidas. Ninguém se feriu. A comunidade ainda avalia os prejuízos causados pelo incidente.
De acordo com o presidente da Associação dos Moradores da Linha Wink, Hilário Fell, a entidade fará uma reunião para averiguar como fazer a restauração do prédio. A seguradora contratada pela Arquidiocese de Montenegro, a qual está vinculada a igreja, foi acionada e terá 20 dias para fazer a avaliação dos estragos.
Conhecido como Capela Sagrado Coração de Jesus, o templo foi construído na década de 1980 e é local de diversas atividades da população local. Feiras de produtores, festas, bailes de kerb e jogos esportivos são promovidos semanalmente no complexo da comunidade católica. Em função dos danos e da falta de energia, os eventos programados precisaram ser cancelados.

Descarga elétrica causou estragos na torre, telhado e forro da igreja
Com o incidente, todas as caixas de luz queimaram e alguns objetos da igreja estragaram. Os gastos necessários para a restauração não foram projetados. “Somos uma comunidade muito unida, que sempre procura manter esse patrimônio em boas condições”, lamenta Fell.
Previsão de raios
Para hoje, há previsão de ocorrência de raios em todo o estado. As projeções indicam ainda possibilidade de chuvas fortes e queda de granizo na metade norte. Para o fim de semana estão previstos ventos fortes com mais de 50 km/h. A Defesa Civil acompanha através de radares a situação das chuvas no Vale.
Para Lajeado, os prognósticos apontam chuva de 3mm no início da madrugada e de 1,5mm entre o meio dia e o meio da tarde. Nesta quinta-feira, as chuvas devem diminuir na região. Ventos de cerca de 50km/h são esperados para o fim de semana.
Rio abaixo da média
O coordenador regional da Defesa Civil, André Ricardo Silvério, tranquiliza a população em relação à possibilidade de cheias. “No momento não há risco de enchente. O que vai definir é o volume de chuva nas cabeceiras dos rios, na região de Guaporé, Vacaria, Serafina Correa”, afirma.
Às 17h de segunda-feira, o nível do Rio Taquari estava em 13,23 metros, que é considerado seguro, e sem previsão de subir. A partir de 14m, o nível do Taquari é considerado de atenção, em 15m, a situação é de alerta e, a partir de 17m, é considerado nível de inundação.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br | Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br