Raio atinge igreja. Defesa Civil reduz risco de cheia

Vale do Taquari - RESULTADOS DO MAU TEMPO

Raio atinge igreja. Defesa Civil reduz risco de cheia

Capela na Linha Wink teve torre e telhado destruídos

Raio atinge igreja. Defesa Civil reduz risco de cheia
Vale do Taquari

A igreja da Linha Wink, no interior de Estrela, foi atingida por uma descarga elétrica na manhã dessa segunda-feira, 24. O raio destruiu parte da torre, causou destelhamento e estragou o forro. As instalações elétricas também ficaram comprometidas. Ninguém se feriu. A comunidade ainda avalia os prejuízos causados pelo incidente.

De acordo com o presidente da Associação dos Moradores da Linha Wink, Hilário Fell, a entidade fará uma reunião para averiguar como fazer a restauração do prédio. A seguradora contratada pela Arquidiocese de Montenegro, a qual está vinculada a igreja, foi acionada e terá 20 dias para fazer a avaliação dos estragos.

Conhecido como Capela Sagrado Coração de Jesus, o templo foi construído na década de 1980 e é local de diversas atividades da população local. Feiras de produtores, festas, bailes de kerb e jogos esportivos são promovidos semanalmente no complexo da comunidade católica. Em função dos danos e da falta de energia, os eventos programados precisaram ser cancelados.

Descarga elétrica causou estragos na torre, telhado e forro da igreja

Descarga elétrica causou estragos na torre, telhado e forro da igreja

Com o incidente, todas as caixas de luz queimaram e alguns objetos da igreja estragaram. Os gastos necessários para a restauração não foram projetados. “Somos uma comunidade muito unida, que sempre procura manter esse patrimônio em boas condições”, lamenta Fell.

11_AHORA

Previsão de raios

Para hoje, há previsão de ocorrência de raios em todo o estado. As projeções indicam ainda possibilidade de chuvas fortes e queda de granizo na metade norte. Para o fim de semana estão previstos ventos fortes com mais de 50 km/h. A Defesa Civil acompanha através de radares a situação das chuvas no Vale.

Para Lajeado, os prognósticos apontam chuva de 3mm no início da madrugada e de 1,5mm entre o meio dia e o meio da tarde. Nesta quinta-feira, as chuvas devem diminuir na região. Ventos de cerca de 50km/h são esperados para o fim de semana.

Rio abaixo da média

O coordenador regional da Defesa Civil, André Ricardo Silvério, tranquiliza a população em relação à possibilidade de cheias. “No momento não há risco de enchente. O que vai definir é o volume de chuva nas cabeceiras dos rios, na região de Guaporé, Vacaria, Serafina Correa”, afirma.

Às 17h de segunda-feira, o nível do Rio Taquari estava em 13,23 metros, que é considerado seguro, e sem previsão de subir. A partir de 14m, o nível do Taquari é considerado de atenção, em 15m, a situação é de alerta e, a partir de 17m, é considerado nível de inundação.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br | Matheus Chaparini: matheus@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais