Quase perdidos na imensidão do salar

Mototurismo - Diário de bordo

Quase perdidos na imensidão do salar

Grupo de motociclistas do Vale do Taquari se aventura pelo Chile e Bolívia

Quase perdidos na imensidão do salar

Jonas Lehnen, João Paulo Scheidt e Júlio César Schorr encararam o frio e longas distâncias em meio à areia dos salares na segunda semana de viagem pela América Latina. Na segunda-feira, dia 10, os integrantes do Moto Grupo Lobos do Vale acamparam no meio do Salar Uyuni. O termômetro marcava 1°C.

Mais dificuldade acabou sendo registrada na terça-feira, 11, quando os aventureiros chegaram ao Salar de Coipasa. O GPS travou na imensidão de areia. Sem estradas, eles tiveram de percorrer rastros de veículos até que o sistema voltasse a funcionar. “Por sorte, estávamos indo no caminho certo”, conta Lehnen.

No fim do dia, o grupo chegou em Pisiga, distrito municipal da Bolívia que faz fronteira com o Chile. “Uma das piores cidades que já visitei em minhas viagens. Muito lixo, fezes nas ruas e cheiro de urina por tudo”, comenta.

A quarta-feira, 12, iniciou com viagem pelo Chile. Os motociclistas passaram pelo Parque Nacional Surire. Nas Termas de Polloquere, o grupo aproveitou para tomar banho. Ainda naquele, os motoqueiros entraram novamente na Bolívia pelo Passo Chungara e se deslocaram até Sajama.

Na quinta-feira, 13, os termômetros de Sajama marcavam -6°C. Os motociclistas conheceram o parque nacional que leva o nome da cidade, encararam trechos a 4,7 mil metros acima do nível do mar até chegarem a cidade de Coroico.

Motociclistas do Vale nas proximidades do Nevado Sajama, monte mais alto da Bolívia com 6,5 mil metros de altitude

Motociclistas do Vale nas proximidades do Nevado Sajama, monte mais alto da Bolívia com 6,5 mil metros de altitude

“Agora pretendemos subir a Estrada da Morte e depois retornar à La Paz (capital da Bolívia)”, relatava Lehnen na última mensagem encaminhada por WhatsApp, às 21h40min da quinta-feira.

Até aquele momento, eles já haviam percorrido 3,4 mil quilômetros de motocicleta por quatro países da América Latina. Até a próxima semana, o grupo deve retornar ao Brasil.

Acompanhe
nossas
redes sociais