Caminhada em defesa da vida

Lajeado - SETEMBRO AMARELO

Caminhada em defesa da vida

Centenas de pessoas foram às ruas de Lajeado para alertar sobre o suicídio. Iniciativa faz parte da campanha Setembro Amarelo

Caminhada em defesa da vida
Lajeado

Um momento dedicado para valorizar a vida. Esse foi o intuito da caminhada da campanha Setembro Amarelo. Centenas de pessoas participaram da ação.

O ponto de encontro foi a Praça da Matriz. Os participantes percorreram a rua Júlio de Castilhos até o Posto Faleiro. A programação foi realizada pelo Comitê de Promoção à Vida e teve apoio de entidades civis e escolas.

Estudantes dos colégios Castelo Branco e Fernandes Vieira estavam entre os participantes. “Os alunos confeccionaram os cartazes com informações sobre o suicídio. É preciso falar sobre isso, pois com mais conhecimento é mais fácil auxiliar as pessoas”, conta a professora de Artes e Língua Portuguesa do Fernandes Vieira, Letícia Dell Osbel.

Outras instituições participantes foram: a Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), o Grupo de Ginástica Lian Gong, do bairro Moinhos, e representantes da UPA, do Caps Adulto, Caps Infantil e Caps AD.

Abraços pelo caminho

No percurso, os participantes chamavam a atenção da comunidade para os índices de suicídio. Também entregavam flores e abraços a que passava.

Logo após o encerramento da caminhada, ocorreu junto ao Posto Faleiro a apresentação da Banda da Slan. Além disso, de manhã e também no decorrer da tarde, em frente à agência da Caixa Econômica Federal, na rua Júlio de Castilhos, funcionou uma tenda de orientações sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Para a psicóloga do Caps AD, Bruna Lopes Martins, é importante informar que existem locais especializados para se buscar ajuda. “As calçadas da Júlio de Castilhos são um local de circulação, onde conseguimos acessar muita gente. Quanto mais pessoas conseguirmos informar sobre o tema e nossos serviços, mais vamos disseminar a ideia de que há possibilidades de pedir ajuda. O número 188 é gratuito para ligar e pedir ajuda”, conta.

Durante o dia, os representantes do comitê estenderam uma faixa na sinaleira fechada para alertar os motoristas com a frase “No tempo que você espera o sinal abrir, uma pessoa morre por suicídio no mundo”.

Para espalhar a alegria de viver, até um palhaço animou a caminhada da campanha Setembro Amarelo

Para espalhar a alegria de viver, até um palhaço animou a caminhada da campanha Setembro Amarelo

Organização

O comitê responsável pela intervenção urbana é intersetorial, com representantes da Saúde de Lajeado, da Educação, da Assistência Social e de estudantes da pós-graduação em Residência Multiprofissional da Saúde da Família da Univates. Formado desde 2010, o grupo se encontra mensalmente na Secretaria de Saúde para debater a prevenção ao suicídio.

Saiba mais

O Setembro Amarelo é uma campanha de consciencização sobre a prevenção ao suicídio com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem como suas formas de prevenção.

Desde 2014, a campanha é realizada no mês de setembro, porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Segundo estimativas oficiais do Ministério da Saúde, a cada dia, pelo menos 32 brasileiros cometem suicídio.

Acompanhe
nossas
redes sociais